Clube do Pai Rico

O real risco de ir posicionado para o vencimento de Opções

Bom … Como você deve ter visto, na noite de ontem a Petrobras anunciou um novo reajuste no preço dos combustíveis. Se não, ela reduzirá o preço da gasolina em 12¢ e aumentará o do diesel em 25¢. (é, não dá para entender direito o que se passa pela cabeça deles … ambos estavam com os preços defasados em relação ao PPI – o preço de paridade internacional)

Show ! O mercado do petróleo anda bem volátil nos últimos dias, ainda mais depois do atentado sofrido por Israel recentemente e a escalada do problema na região. Portanto, um reajuste poderia mesmo ocorrer a qualquer momento. Ainda mais com os preços estando defasados por tanto tempo, e o último reajuste tendo ocorrido há 2 meses. (meados de agosto)

Agora … o que “surpreende” é ver ele ocorrendo numa noite de quinta-feira, véspera de vencimento de Opções !

Repare que os últimos anúncios ocorreram durante o dia. Normalmente, perto do meio-dia. Sim, com o pregão aberto, sujeito a movimentações mais fortes, mais volatilidade, etc etc etc. Mas vem sendo um “padrão” há muito tempo.

Ocorrer de noite, na véspera do vencimento de Opções ? É jogar para o dia do vencimento toda aquela volatilidade e movimentos mais fortes para um dia que já é recheado de pressão, por conta da briga entre comprados e vendidos, e pelo exercício em si.

É galera, pode ser que os eventos “bombásticos”, na quinta-feira da antes do vencimento, estejam na área de novo … Sim, isso era algo relativamente comum de vermos há alguns anos. Era batata: na quinta-feira, algo fora do comum ocorria, algo muito fora do ritmo normal era anunciado.

Só que naquela época, o vencimento ainda ocorria na segunda-feira. Esse evento “inesperado” trazia consequências para o pregão de sexta-feira, que até então era a véspera do dia do exercício.

Agora, o anúncio de ontem, uma quinta-feira, trouxe toda a emoção para o dia do vencimento propriamente dito. 🙄

E como diz o título deste post: isso acaba trazendo um risco extra para quem ainda vem posicionado para o dia do vencimento. Especialmente quem traz uma posição vendida …

Sim, o risco para quem vem vendido, seja CALL, seja PUT, para o pregão do vencimento, já é grande. Com esse tipo de “possibilidades”, é ainda maior. Já para quem vem comprado, a coisa acaba sendo mais favorável …

“Mas Zé, quem está vendido pode simplesmente encerrar sua venda na abertura do pregão de sexta-feira, e pronto !”

Poder, pode … Mas não surte muito efeito. Não da forma que as coisas passaram a funcionar depois da mudança nas regras do vencimento de Opções. 🙁

Leitura sugerida para que você possa entender esse problema:

O que acontece se eu recomprar a Opção no dia do vencimento e for exercido ?
“Como assim eu fico vendido e comprado na Opção ao mesmo tempo ?!”

Portanto …

Uma coisa que sempre sugiro aos meus alunos do Double PUT Double CALL, é:

Só leve para o dia do vencimento aquilo que tanto faz. Que tanto faz se virar pó, ou se for exercido. Que se vier a ser exercido, você está preparado para ele, seja com o dinheiro para honrar sua PUT, seja com as ações para honrar sua CALL.

Se você não está nesta condição, encerre no último pregão antes do vencimento. Recompre sua venda, role sua venda … o que for melhor para você, e que estiver de acordo com a estratégia. Nunca leve para o dia do vencimento aquilo que não deve ser levado. Nunca mantenha uma posição até o dia do vencimento em que você tenha a mínima dúvida sobre o “tanto faz”.

Por exemplo, de 2017 pra cá (nos últimos 6 anos), fui exercido apenas 4 vezes. Em duas ocasiões, PUT … Em outras duas, CALL. Coincidentemente, os dois exercícios com PUT foram gerados por uma saída do presidente da Petrobras. Em uma delas, quando o exercício ainda ocorria às segundas, a demissão ocorreu na sexta-feira, de noite. Como o exercício era na segunda-feira, nada poderia ser feito. (nem mesmo a recompra, pois as regras em vigor na ocasião não permitiam a negociação no dia do vencimento)

Apenas o exercício propriamente dito, ou o pó, poderia ocorrer. Como estava vendido em uma PUT, e o papel caiu bastante por conta da demissão, fui exercido.

Mas lembra da “regra” que citei ? “Só leve para o dia do vencimento aquilo que tanto faz. Que tanto faz se virar pó, ou se for exercido.

Se levei para o dia do exercício, era porque a minha venda a atendia. 😉

Fui exercido, e vida que segue. Ou melhor, estratégia que segue. 😀

Mas eu estava preparado. Eu estava consciente do que poderia ocorrer e o que deveria ser feito em seguida.

O problema que vejo é que muitos carregam sua operação para o dia do vencimento sem isso … Chegam nele, e quando são surpreendidos por eventos fora do radar, não sabem o que fazer, ou como consertar o erro. 🙁

Portanto, sugiro que você pense sobre a minha indicação. Reflita sobre a minha regra. Acredito que usa-la trará somente benefícios para você. 🙂

ps: não faço ideia de quais serão as consequências para o papel (como isso influenciará as cotações dele) no pregão de hoje. E esse é o conceito pra trás do “tanto faz“. 😉

Um bom dia de vencimento para todos. Que tudo dê certo, e conforme o planejado. 🙂

O tema te interessa ? Você tem vontade de investir com Opções ? Te convido a conhecer o Double PUT Double CALL, o meu curso de Opções ! Será um prazer lhe ajudar neste processo de aprendizado !!