Clube do Pai Rico

A pressão do exercício de opções

Muita gente me vê comentando – com certa “insistência” – a respeito da briga que marca a última semana do exercício de opções, a pressão extra que este fato traz ao mercado e consequentemente às cotações. Mas … você entende o motivo para que haja esta pressão ? Para que existe esta “briga”?

Vendidos Vs Comprados – uma luta sem fim !

Acredito que a parte “vendidos vs comprados” já seja compreendida por todos (ou ao menos pela maioria), correto ? Um resumex: vendido é quem “aposta” na queda do mercado, na queda nas cotações e portanto monta operações que visam obter ganho com esta queda; comprado é quem “aposta” na alta do mercado, na alta das cotações e portanto monta operações que visam obter ganho com esta alta.

São tantas as possibilidades … o que torna praticamente impossível que eu as relacione aqui. Para se aprofundar no tema indico a leitura de alguns livros:

Ganhando Dinheiro com Opções

Opções: do Tradicional ao Exótico

Investindo no Mercado de Opções

Mas para exemplificar usaremos as formas mais simples de cada “time”: a venda à descoberto e a compra pura e simples. (ambas envolvendo apenas opções, ok ?)

Quem vende uma opção quer ver o seu valor diminuir até a data do vencimento, não importando se o mercado suba, caia ou fique de lado. Sim meu amigo … a venda de opções te permite ganhar em todas as 3 ocasiões. Entendeu porque sempre digo a “única” forma de se ganhar com opções é na venda ? Elas foram feitas para se vender, para ganhar dinheiro, mantendo um fluxo “constante”, deve-se usar operações de venda com opções.

Já quem compra uma opção quer ver o seu valor aumentar até a data do vencimento, e para tanto só existe uma alternativa: o mercado precisa subir, e bem.

Não, o post de hoje não será uma aula sobre o funcionamento das opções, a indicação de leitura foi feita justamente para que você pudesse se aprofundar em seus estudos sobre o tema. 😉

As estratégias dos dois “times” são montadas – normalmente – tendo em mente uma data: o dia do vencimento das opções, a terceira segunda-feira de cada mês. Portanto nada mais natural do que vermos um acirramento da briga nos dias que antecedem este dia, o que normalmente significa uma última semana, antes do vencimento, de arrancar os cabelos. (dependendo do lado em que você está posicionado, hehehe)

Mas … como ?

Simples, eles usam o mercado de ações, que é quem “manda” nas opções, para fazer com que as cotações se direcionem na direção que desejam. Compram ações, elevando as cotações; e vendem as mesmas para fazer com que o preço caia.

Você poderá estar se perguntando: mas … fazendo isso não poderão perder algum dinheiro ? Sim, claro que podem … o risco está presente em toda e qualquer operação no mercado, mas a diferença no tamanho das operações garante o lucro do vencedor.

Dê uma olhada na página onde é feito o controle das posições em opções (da própria bovespa). Olhe a quantidade de opções negociadas em Petro e Vale. Entendeu agora a diferença ? 😀

Eles operam com algumas centenas de milhares de ações para garantir o que foi feito com dezenas de milhões de opções.

A pressão ocorre justamente pela força de cada um dos times, um puxando e o outro enfiando, quem tiver mais poder de fogo ($$$) leva. E o investidor comum acaba ficando no meio do fogo cruzado, sem entender muito bem o que está ocorrendo ao seu redor. Você deve estar lembrado do episódio que ocorreu comigo no vencimento da série E da Petro. Os comprados fizeram com que o vencimento da E20 ocorresse, sendo que na sexta – último dia antes do vencimento – a PETR4 estivesse 5% mais barata do que precisava para garantir o exercício. Os comprados foram lá, puxaram, puxaram e puxaram. Garantiram o exercício da E20 e de “quebra” uma arrancada de 7% no dia do exercício. Não entendeu o motivo dos 7% ter sido incluído aqui ? Isso foi “culpa” dos vendidos.

Como a vitória do lado vendido da briga era “garantida”, muitos mantiveram sua venda até a segunda. Como houve uma reviravolta estes vendidos precisaram zerar sua posição e isso fez com que houvesse uma corrida ao mercado de ações, na compra de PETR4. Foi coisa de doido. 🙂

Lembra das outras estratégias ?

Pois então … além de existir os que querem que o mercado apenas suba, ou apenas caía, existem os que querem que a ação esteja em valor exato no dia do vencimento. Portanto … mais lenha na fogueira. 😀

É um mercado nervoso, que promete mundos e fundos, que quebra muita gente. Mas que se bem usado traz mais felicidade do que tristezas. 😉

Resumo da ópera: a última semana (e especialmente a quinta e sexta imediatamente antes da segunda do vencimento) é daquelas que “permitem” que qualquer coisa aconteça no mercado. Lembre-se disso na hora de montar suas operações, suas estratégias. Às vezes isso pode trazer um pouco (bastante) de ruído às cotações e ao mercado como um todo.

Não acredita muito nesta história … então sente-se confortavelmente em sua poltrona e acompanhe o desenrolar desta semana. 🙂