Posso ter perdas se vender uma PUT que está ITM ?
Pergunta:
Boa tarde, eu posso vender uma opção de venda (PUT) com o preço de strike maior que o preço do ativo, terei lucro ou prejuízo fazendo essa operação.
Resposta:
Opa ! Tudo certo Paulo ? 😃
Antes de responder, acho que seria interessante ler um artigo aqui do site relacionado com a tua dúvida:
– Há lógica em se tentar comprar ações com desconto ?!
Agora já sabedor deste “ponto de vista”, a minha resposta. 😉
Uma PUT que tem um strike (valor de exercício) acima da cotação atual do ativo, é considerada ITM.
E, em teoria, ela teria sempre a ~garantia de ao menos estar no zero a zero. Motivo ? Ela deveria ser negociada (no mínimo) pelo seu valor intrínseco. (VI)
Então, comparando com o preço da ação no momento em que a venda da PUT é feita, você deveria ao menos ter uma operação “equilibrada”.
Mas …
#1 – PUT muito ITM e juros altos
Algo ocorre quando uma PUT está muito ITM e temos uma elevada taxa de juros sendo adotada. (sim, como ocorre atualmente)
Nestes casos, o valor extrínseco (VE) da Opção pode vir a se tornar negativo.
Pois então … Quando isso ocorre, podemos ver a Opção sendo negociada abaixo do seu valor intrínseco. E desta forma, você “perderia dinheiro“.
#2 – A liquidez das Opções ITM é menor
E quando a liquidez encolhe, vemos o spread (a diferença entre o valor da oferta de compra e a de venda) aumentando.
Com isso, se você quiser vender “mais rápido/fácil”, vendendo direto no comprador, poderá receber um valor abaixo do VI. Sim, é comum ver isso acontecendo … Mas de novo, só se você tiver a real necessidade de vender pela oferta que já está na tela/pedra. 😉
Então:
Tudo pode acontecer. 😅
Ao vender uma PUT com strike acima do preço atual do ativo, uma PUT ITM, você poderá “ganhar algum dinheiro”, “sair no zero a zero”, ou ainda “perder alguma coisa”.
Tudo dependerá da tua real necessidade de efetuar a venda.
Por exemplo, algumas pessoas que precisam rolar suas operações, estão mais propensas a aceitar tal coisa. Elas preferem “pagar um pouco”, para não correr o risco de serem exercidas em suas operações.
Agora, se você está montando uma operação, e a oferta de compra disponível está abaixo do VI, existe a necessidade de aceitar tal preço ? Essa linha de pensamento também é válida para quem está encerrando uma operação de compra … 😉
Sugestão de leitura complementar:
– O que justificaria um exercício antecipado de Opções ?
– Quando faz sentido exercer uma Opção antes do vencimento ?
Espero ter te ajudado. 😃
O tema te interessa ? Você tem vontade de investir com Opções ? Te convido a conhecer o Double PUT Double CALL, o meu curso de Opções ! Será um prazer lhe ajudar neste processo de aprendizado !!
Abraços !