Há lógica em se tentar comprar ações com desconto ?!

Zé, o curso é muito bom, parabéns!!

Aliás, se hoje levo investimentos a sério, estudo o assunto é até compõe uma parte significativa da minha renda mensal, você é um dos responsáveis (acompanho o clube faz alguns anos já, heheh).

Acho que não entendi o ponto de utilizar essa estratégia para montar uma carteira no longo prazo. Utilizando o próprio exemplo do vídeo, onde o strike é R$10 e você vendeu a PUT a R$0,30, em um cenário onde a ação caiu para, por exemplo, R$8, você teve um prejuízo de R$1,70, correto? Porém, além disso, você também adicionou a sua carteira uma ação que já está com prejuízo em relação ao preço de mercado: essa ação teria que subir 21% (ir dos R$8 para R$9,70) para você ficar no zero-zero.

Estou errado? E, com isso, não vi a vantagem de utilizar a venda de PUT para a compra de ações no longo prazo: se o mercado cair (meu exemplo acima), você pagou mais caro para ter a ação. E na alta do mercado, você embolsa o ganho da venda da PUT mas fica sem ação.

Pode me ajudar a entender melhor? Obrigado!

Bom dia Marco,

Muito obrigado !!! Saber que tenho parcela de “culpa” nessa história me deixa muito feliz. De verdade !! 😀

A pergunta acima surgiu em uma das aulas do Double PUT Double CALL, e achei importante compartilhar com todos. Já vi ela sendo feita mais de uma vez e portanto acredito ser mais comum do que imaginamos.

Voltando à questão enviada pelo Marco, ele se refere à estratégia apresentada no post “Quer comprar ações com desconto ?“. Nele eu falo sobre a compra de ações, a partir da venda de opções PUT, para obter um desconto na hora de pagar por elas. 🙂

Usando o exemplo que ele enviou: uma ação que custa R$10 no mercado e que você pode comprá-la por R$9,70. 3% de desconto é uma ótima ideia. Não ? 😀

Como foi dito, isso é ótimo para quem deseja comprar ações para uma carteira de longo prazo. Por quê ? Simples: você comprará as ações que deseja, por um preço menor do que o praticado no mercado. Não conseguiu enxergar a oportunidade ? Vamos lá !!

A ação ABCD4 está sendo comercializada por R$10 na Bovespa neste momento. Ela é uma das ações que você costuma comprar para formar sua carteira de ações que visa garantir sua aposentadoria tranquila e generosa. Você está lá, com o dinheiro na mão para comprar suas 1.000 ABCD4, e gastará R$10 mil para fazer isso. Certo ?

Esse seria o modo tradicional de se comprar uma ação. Ao realizar uma venda de PUT a coisa funciona de uma forma um pouco diferente … a favor do investidor. 🙂

Se ao invés de comprar diretamente as ABCD4 por R$10, você vender 1.000 PUT dessa ação, digamos que seja a ABCDx10 (strike em R$10 e vencimento em dezembro), você receberá R$300 por esta venda. Lembrando que a PUT só é exercida caso a cotação da ação mãe estiver abaixo do strike dela, você só comprará, de fato, se a ação estiver valendo menos de R$10 do dia do vencimento.

Caso isso aconteça, você comprará suas 1.000 ações pelos R$10 mil acertados na hora que vendeu a opção. Só que já terá recebido R$300 antecipadamente !! No final das contas você terá desembolsado um total de R$9.700 pelas 1.000 ABCD4 que queria comprar por R$10 mil.

Lembrando que a compra só será efetivada se a cotação da ABCD4 estiver abaixo dos R$10 estabelecidos no contrato “adquirido” na hora que vendeu as opções ABCDX10. Se estiver acima disso, você simplesmente embolsará os R$300 obtidos na venda da PUT e poderá repetir a operação em uma próxima oportunidade.

Vamos aos cenários apresentados por ti na pergunta:

1) Se a ação cair para R$8, você perderá dinheiro ?

Sim, “perderá”. Mas se a sua intenção era a de pagar R$10 naquela ocasião, e ficaria com a ação em sua carteira por um prazo mais longo, essa mesma perda já não faria parte da sua operação ? A diferença é que ao invés de ter comprado uma ação por R$10 e ver ela valendo R$8, terá comprado por R$9,70 e verá ela valendo os mesmos R$8. Uma perda de 30¢ a menos. 😉

Se a ideia era a de uma carteira de longo prazo, a “perda” naquele momento faria parte das duas situações: tanto a de quem comprou no ato por R$10, quanto a de quem comprou através da venda da PUT, e comprou por R$9,70.

2) Se a ação subir, eu não comprarei a ação ?

Não … Não comprará. Ao menos não naquele momento. Você não terá comprado as suas 1.000 ABCD4 naquele vencimento se o valor da ação for superior ao do strike da opção vendida. Digamos, se estiver valendo R$10,50 no dia do vencimento, você ficará apenas com os R$300 obtidos com a venda das 1.000 ABCDX10 e manterá nos R$10 mil que usaria na compra da ação em seu bolso.

O que isso significa ? Que naquela ocasião o seu dinheiro rendeu 3% ! Você não comprou a ação … Mas rentabilizou o capital em 3% !!!

Não conseguiu comprar naquele exercício … Mas e no próximo ? Você poderá repetir a operação por quantas vezes quiser, até comprar a ação. E para quem está montando uma carteira de ações, visando o longo prazo, um evento específico, um único mês, não é “nada” perto do todo. 😉

Ele deixará de comprar … mas terá 3% a mais de dinheiro para comprar suas ações no mês seguinte. (se quiser tentar realizar a operação no próximo vencimento)

Lembre-se: a comparação de “perda” para o primeiro caso, precisa ser feita em relação ao preço que teria pago pela ação na hora em que vendeu a opção. 😉

A ideia por trás dessa estratégia é ter a visão do longo prazo, e não a do evento específico, do exercício isolado.

Dica: se você se interessou pela estratégia acima, e gostaria de aplicá-la em sua estratégia de investimento, mas ainda não entende como funciona o mercado de ações, ou tampouco o de opções, indico que faça sua matrícula nos meus dois cursos. Inscreva-se no “Minha primeira vez na Bolsa” para entender melhor o funcionamento do mercado acionário, e o “Double PUT Double CALL” para conhecer os detalhes que cercam o (misterioso) mundo das Opções e de quebra ser apresentado ao meu método operacional.

Espero ter lhe ajudado ! 🙂

Abraços !