Proponho um exercício ! #1

Esta é uma nova “série” de posts que pretendo fazer aqui no Clube, para incentivar você a dar uma mexida na massa cinzenta. 😉

Serão exercícios simples, normalmente envolvendo conceitos mais básicos de matemática e de finanças.

Conto com a participação de todos, e o mais importante, que tentem realmente “quebrar a cuca” antes de sair em busca de uma “dica”. Ah, só lembrando … mais vale encontrar a resposta após uma pesquisada (para alguns seria colar …) do que ficar na dúvida aguardando a “resposta certa”. 🙂

A ideia é que coloquemos alguns dos conceitos aqui aprendidos em prática, mas acima de tudo: que consigamos transferir o que aqui é lido para o lado real de nossas finanças, de nossas vidas.

Vamos ao primeiro exercício ?

#1 – Amanhã, quinta-feira, vence a sua conta do cartão de crédito, a fatura será de R$5.000,00 e você não possui o dinheiro necessário para o pagamento de sua conta, tem apenas R$1.000,00 nela. Não possui o dinheiro … mas tem o seu colchão de segurança em forma de poupança, totalizando R$6.000,00 e 100 ações CDPR4, que totalizam hoje R$7.452,00. Outra informação importante: o seu salário, de R$9.784,34 estará disponível na sexta-feira. O que você faz ?

a) Paga somente a parcela referente ao pagamento mínimo e deixa o restante para pagar na sexta ? (que é de R$750,00 – 15% da fatura, valor arbitrado pelo Banco Central)

b) Deixa para pagar tudo na sexta ?

c) Saca o dinheiro da poupança ?

d) Vende as ações ?

e) Usa o cheque especial ?

f) Contrata uma linha de crédito pessoal ?

Vamos lá ! Eu gostaria de ver suas respostas nos comentários, com o “detalhamento” do motivo que levou à sua escolha, pode ser ? 😉