Clube do Pai Rico

Quando compro uma Opção, e exerço meu direito, perco o dinheiro usado na compra ?

Pergunta:

Então em todo caso de exercício, o dinheiro usado na operação para adquirir a opção é perdido?
 

Resposta:

Opa ! Tudo certo Luan ? 🙂

Sim. O dinheiro que você usou para comprar a Opção, já é de quem te vendeu ela …

Encare esse dinheiro como um “sinal de entrada“, uma grana que você deu para quem te oferece uma oportunidade de no futuro poder escolher entre comprar, ou não, uma ação. (no caso da CALL, se for uma PUT, a escolha entre vender ou não)

É uma grana que você usa para te assegurar uma possível oportunidade de negócio no futuro. 😉

A forma, direta, de recuperar o dinheiro usado, é revendendo a Opção que você comprou no mercado. Muita gente faz apenas isso: compra e vende Opções, esperando que elas se valorizem (por conta da melhora do cenário, que justificaria o uso daquele direito que você tem em mãos), mas sem a real de usar este direito. Seria quase como um “cambista” … 😀

A outra forma, seria exercendo aquela Opção, em um cenário que justificasse isso. (no caso da CALL, ser mais barato comprar via exercício de Opções, do que diretamente no mercado)

Já no lado de quem te vendeu a Opção, mais especificamente no lado do lançador de Opções, ele possui apenas obrigações. Se permanecer vendido naquela Opção, não adianta ele “mudar de ideia” e dizer não para quem vier a exerce-lo. (ele pode sim desistir daquele “contrato”, bastando apenas recomprar a Opção em que está vendido)

Espero ter te ajudado. 🙂

Abraços !