Clube do Pai Rico

Rally de Natal – 2019

É … 2019 tá chegando perto do fim. 🙂

Um ano cheio de renovações da máxima histórica do Ibovespa. No último pregão mesmo tivemos a última. 😉

Mesmo com tantas renovações de máxima (ou seria “justamente por conta de tantas renovações” ?), a expetativa pelo Rally de Natal é gigante ! MUITA gente esperando por uma arrancada neste final de ano. MUITOS acreditando que o bom velhinho nos levará aos 120 mil pontos.

Será ?

Se você não conhece o Rally de Natal, ele é um evento de calendário, do mesmo estilo do “Sell in may and go away“. Mais um período onde o mercado espera por um comportamento “padrão”. Nele a expectativa é de alta. Sim, o padrão do Rally de Natal é vermos alta. 🙂

Em 2018 vimos algo interessante … Um mês de dezembro de queda, que chegou a ser de forte queda. O que tem de interessante nisso ? No Natal começou uma arrancada MONSTRO !! Recuperou boa parte da queda que vimos durante o mês, e deu o pontapé à alta de janeiro. (que foi BEM forte !)

Em 2019 já temos +- 5% de alta para dezembro. Veremos uma continuação do movimento ? Ou será o inverso de 2018 ? Com uma queda vindo no final do mês ?

Como você pode ver no gráfico acima, estamos vindo de um período de alta. O nosso ponto de partida é os 108.233 pontos. Continuaremos subindo, sem uma correção ?

Falando nisso, tem um detalhe interessante sobre 2019: a maior correção vista no Ibovespa foi de 10% ! Sim, apenas 10% … E historicamente falando, esse é o menor índice de correção em um ano para o Ibovespa em uma longa série.

Só para te deixar com a pulga atrás da orelha, hehehe, dê uma olhada nas condições do índice apresentadas no post do Rally de Natal do ano passado. Sim … estávamos no completo oposto de hoje.

Será ? (falei que você ficaria com a pulga atrás da orelha, hehehe)

Em nosso acompanhamento anual já são 12 a favor da estratégia e 6 contra.

[poll id=”161″]

Pergunto mais: você costuma operar se baseando em eventos de calendário ?
(o espaço dos comentários é seu amigo !)