Retrospectiva 2011 – Parte 1

Chegamos na última semana do ano, é hora de fazermos aquela reflexão, aquela retrospectiva do ano que se passou. Ver tudo o que foi feito, de certo e de errado. Ver a sua lista de resoluções para o ano que estava vindo e “descobrir” o que foi realmente feito e o que acabou ficando para trás … Você está lembrado que fiz uma no ano passado com as 11 resoluções para 2011 ? Farei o exercício de análise dessa lista em conjunto com você. 🙂

Vamos lá !! 😀

11 – Fazer um investimento imobiliário

QuéQuéQuéQuéQuéééé … Não, ainda não foi em 2011. 🙂

Imaginei que seria possível, imaginei que o mercado imobiliário de Florianópolis começaria a dar os primeiros sinais de enfraquecimento e em consequência começaríamos a ver os preços em queda. A bolha está prestes a explodir e não tenho dúvida disso !

Sim, a bolha começou a dar os primeiros sinais de que vai acabar, tanto é que as primeiras ofertas começam a surgir. Não é nada difícil encontrar uma placa na frente das obras (das empresas mais tradicionais e de melhor padrão da cidade, as TOP de verdade) com ofertas de desconto. O mais comum são placas oferecendo 15% de desconto no preço das unidades. Mas acho que 15% ainda não é o desconto que me fará comprar um imóvel. 😉

O mais “engraçado” é que na semana passada estas mesmas placas sumiram. Afinal, com o forte fluxo de “estrangeiros” (pessoas de fora da cidade, hehehe) as construtoras tentarão aproveitar esse fato para vender algumas unidades com o valor cheio. Provavelmente as promoções voltarão assim que o carnaval chegar. O legal foi a forma com que os preços caíram, antes a placa mostrava o preço cheio, em seguida, um adesivo foi colado oferecendo um valor de desconto, poucos meses depois um novo adesivo, com um desconto maior, substituiu o anterior.

E como disse, não é raro encontrar. Portanto … o meu investimento imobiliário está perto. A compra do meu novo apartamento – provavelmente – também. 😀

(é uma pena a locação de vagas de garagem estar com os dias contados … a oportunidade era realmente boa, o problema era encontrar a vaga certa, hehehe)

10 – Aumentar o número de visitantes do Clube

#YEAH !!! Essa resolução foi cumprida, e acima das expectativas !! 🙂

Na lista eu havia “me proposto” a fazer com que o Clube atingisse a média de 3.000 visitantes diários. (em 2009 era de 1.170/dia; em 2010 foi de 2.350/dia) Os 3.000 foram ultrapassados em mais de 10% !! Obtivemos uma média de 3.370 visitas (até o dia 25 de dezembro) ! Foram mais de 1.200.000 visitas em 2011 !!!! 😀

E olha que esse ano passamos por um desafio dos grandes. Com a implementação do “Panda” (novo algoritmo de busca do Google) as visitas vindas do site de buscas – que é o nosso maior “fornecedor” de visitantes – caíram. A “chacoalhada” foi geral, praticamente todos os sites sentiram as consequências. (claro, alguns sites perceberam um aumento, outros a queda)

Mesmo assim conseguimos ! Muito obrigado a todos !! 🙂

9 – Aumentar a receita obtida com a internet

Como previsto, com o aumento no número de visitantes conseguimos aumentar também a receita do site. O crescimento foi muito bom ! A receita vinda do Adsense dobrou !! 😀

Além disso tivemos a presença de muitos anunciantes diretos no Clube. Obrigado a todos que acreditaram em nossa proposta de trabalho, que estão juntos conosco nessa batalha por uma Educação Financeira de mais qualidade, e acima de tudo: verdadeira.

Os últimos 2 meses (novembro e dezembro) foram especiais, me surpreendi com os número que obtivemos e acima de tudo com o “assédio” dos anunciantes. Você gostaria de anunciar aqui no Clube do Pai Rico ? Então não deixe de olhar nosso media kit, e claro de entrar em contato conosco. 😉

Por hoje é só, as outras 8 resoluções virão durante a semana. Um exercício “lento” nessa verificação ajuda a entender o que aconteceu e o que deve ser melhorado para o ano seguinte.

Obrigado a todos que ajudaram – de qualquer forma – para que os objetivos pudessem ser atingidos.