Vender a ação quando fica ex dividendo para gerar benefício fiscal é válido ?

Oi Zé, obrigada pelo trabalho esclarecedor!!! Já ouvi uma estratégia sobre como diminuir o pagamento de imposto, mas é algo pouco comentado e gostaria de confirmar. Suponha que tenho 100 ações de VALE3 a preço-médio R$ 71,00. E venda no dia de ex-dividendos por R$ 68,00. Eu tenho um prejuízo de R$ 300,00. Porém, isso entrou vai entrar como dividendo. Esses R$ 300,00 posso contabilizar como prejuízo no IRPF? (supondo que houve somente esta operação no mês para simplificar). Ou tenho que considerar o valor que será pago em dividendos para compor no preço-médio do lucro / prejuízo com a venda?

Opa ! Tudo certo Fabiola ? 🙂

Sim ! Tem bastante gente que usa essa estratégia. Muitos são os que dizem que esta é a real serventia dos dividendos. 😉

A ideia é justamente essa: você tem a ação, com PM de R$71, e vende sua posição no dia em que a ação fica ex. (digamos uma distribuição de R$3)

Neste caso você venderia a sua ação por R$68, tendo uma perda (contábil) de R$3. Porém, os mesmos R$3 entrarão no seu bolso por causa da distribuição do dividendo. No final das contas você permanecerá com os R$71. (R$68 da ação + R$3 em dinheiro do dividendo)

Você não apenas pode contabilizar esta perda de R$300, como deve. 🙂

O valor recebido na forma de dividendo deve ser “ignorado”, pois os dividendos são isentos de IR. (se fosse um JCP seria “a mesma coisa”, pois o IR do JCP incide na fonte)

Então, no final das contas, você tem uma perda contábil, mas financeiramente falando fica tudo na mesma. 😉

Aqui no Clube tenho um post onde falo sobre esse tema. Dê uma olhada:

Como pagar menos Imposto de Renda no investimento em ações ? (LEGALMENTE !!!)

Espero ter te ajudado. 🙂

Abraços !