Colunistas ||| A Deficiência da Matemática – Voto de Legenda

Por que não votar em Branco e Nulo
2ª parte – Voto de Legenda

Deixei a eleição passar para novamente comprovar que os votos em Branco e nulo têm forte influência na sua decisão eleitoral. Novamente venho lembrar que a Matemática eleitoral favorece os candidatos votados.

Quanto mais votos em branco e nulos mais favorecimento aos partidos, conhecidos como “partidos de legenda”.

Para quem não sabe o que é “voto de legenda”, conhecido como voto distrital, vale a pena ler esse artigo.

Peço desculpas aos cálculos, pois eles são complicados mesmo. Mas espero pelo menos com esse texto, conscientizar cada vez mais a população como é importante dominar a Matemática. Seja a Matemática financeira como a Matemática eleitoral.

As pessoas acreditam fielmente que os candidatos mais votados serão eleitos e ponto final. Esquece que o fato de anular voto ou em branco deixa de ser considerado “votos válidos” pela justiça eleitoral.

Como funciona o voto de legenda ?

Passa-se 4 anos e as pessoas não procuram saber como funciona seu voto. Depois encontra um candidato (que não valia nada!) legislando e reclama. Saiba que se você votou nulo ou em branco você ajudou a esse candidato a se eleger. Mesmo que ele não seja o mais votado. Ele nem apareceu na lista dos mais votados e entrou. Como pode isso?

Isso pode ter acontecido devido ao calculo do quociente eleitoral, conhecido como QE.

Para a matemática eleitoral são X vagas para deputado estadual, ou vereador ou deputado Federal. Mas essas X vagas não são distribuídas para os candidatos mais votados em ordem decrescente. Não funciona assim.

O cálculo de quem ficará com cada cadeira depende do QE (quociente eleitoral).

E o QE está diretamente relacionado com os votos válidos. O partido que atingir mais QEs, terá mais cadeiras. Quantos mais QEs mais cadeiras o partido ou a coligação terão dreito.

Vou dar esse exemplo fictício para melhor entendimento:

Município com 3 Mil eleitores
Votaram validamente 2.700 ( brancos e nulos não contam)
Número de vagas na Câmara: 9
2700 / 9 = 300 que é o quociente eleitoral (QE)

Neste exemplo, a cada 300 votos cada partido terá direito a uma cadeira.

Digamos que tenhamos 5 partidos:
A,B,C,D,E

O partido A teve, contando os votos de partido e de todos os seus candidatos, 300 votos. Então este terá 1 cadeira das 9 do exemplo.

Ainda no exemplo digamos que o partido B,C e D eram coligados, ou seja, estavam juntos nessa eleição. Então, todos os votos validos deste partido incluindo seus candidatos serão computados. Se nesse exemplo B,C e D tiveram juntos 1200 votos, então:

1200/QE = numero de cadeiras que eles terão direitos.

1200/300 = 4 cadeiras

Se ainda no mesmo exemplo o candidato do partido E teve a maior votação somando todos os candidatos deste partido, incluindo o de legenda. Totalizando 1200 votos, dando assim direito a 4 cadeiras.

Então a eleição ficou assim:

1 cadeira para o partido A
4 cadeiras para a coligação B,C e D
4 Cadeiras para o partido E.

Se na eleição aparecesse assim:

200 votos de João do partido A
100 votos da Maria do partido A
98 votos do Arnaldo do partido B
e assim por diante…

Note que Maria está em segundo lugar. Em uma eleição de nove cadeiras estaria fora das eleições, pois o partido dela era o A e só teve direito a uma cadeira.

Novamente, caro eleitor, eu venho conscientizar a todos vocês a importância de não anular seus votos. Pois você estará tirando a chance dos menores.

Note que no segundo turno o voto de legenda não existe já que votamos no número do próprio partido. A regra do voto de legenda é valida para Deputados Estaduais, Federais e Vereadores.

Em contrapartida o candidato que tem uma expressiva quantidade de votos acaba elegendo colegas do mesmo partido.

Agora complicando e falando Matematicamente:

Pela fórmula Matemática, o numero de cadeiras por partido é calculado pelo numero de votos válidos dividido pelo QE. Então quanto maior o QE menos cadeiras terá um partido.

Quanto maior o número de votos válidos maior o QE exigido. E por aí vai….

Nesta eleição, o “tiririca” irá levar 3 do mesmo partido com ele para deputado federal. Deputado que você nem imagina quem seja. É para isso que os partidos procuram essas marionetes da vida.

Espero ter ajudado.

Site interessantes e bibliografia:

Veja que mesmo depois das eleições ainda tem-se dúvida de quem entra:

Alexandre Mazzei é consultor da Moraes de Andrade, Professor de Finanças, Matemática, Física e atualmente leciona Eletrônica pela Rede Faetec, com experiência de mais de 12 anos no ensino. Engenheiro e Licenciado em Matemática e Física pela Fundação Souza Marques.

Autor do livro: “Memórias de Um Operador de Home Broker”.

Memórias de Um Operador de Home Broker: Ações e Opções
Nota do Site: