Clube do Pai Rico

Como anda o sell in may and go away em 2017 ? (FINAL !!)

Chegamos ao “relatório” final da estratégia “sell in may and go away” de 2017. E após uma valorização de 13,62% no período … podemos marcar um X reforçado na coluna dos “não valeu” da nossa estatística.

O nosso ponto de partida havia sido os 65.403 pontos. Fechamos outubro nos 74.308 … 😯

Dois resultados seguidos (2016 e 2017) contrários à estratégia …

Lembra do nosso último post de acompanhamento ? Nele temos o fechamento de setembro, que foi nos 74.294 … Isso, o índice ficou praticamente na mesma no mês de outubro. Ok … Foi lá nos 78 mil pontos e tudo, mas o fechamento foi praticamente no zero a zero.

Olha o que isso faz no gráfico mensal:

Um baita doji ! Para quem não está familiarizado com o padrão candlestick, o doji é um sinal de indecisão e que em muitos casos marca um possível ponto de reversão. Este padrão pede uma confirmação, que seria a perda da mínima do candle na barra seguinte. Esta mínima estaria perto dos 74 mil pontos …

E agora José ?

No semanal as coisas estão assim:

Depois de muito tempo vemos uma tentativa de cruzamento das médias mais curtas. Aquela linha horizontal cinza ? O topo de 2007. Antiga resistência, agora suporte, que passa na região dos 73 mil pontos e que é a região que define se continuamos ou não na atual tendência de alta.

Mas e a estratégia “sell in may and go away”, funciona ou não ?

Estamos acompanhando desde os anos 2.000, e com o resultado de 2017, temos o desempenho do Ibovespa seguindo à estratégia: 8 quedas, 5 altas e 5 anos de estabilidade.

Se você considerar que apenas os períodos de alta são desfavoráveis para os que a adotaram, temos 13 anos que justificaram sua adoção e 5 que não. 38,46% das vezes. 😉

Estaria o dado se caminhando para uma distribuição “normal”, onde os números de quedas, altas e estabilidades são os mesmos para um período apurado ? Isso não descartaria a estratégia por completo ?

Talvez …

Mas se você olhar este gráfico, poderá ver que não é bem assim que a banda toca:

A estratégia diz: venda em maio e recompre em outubro …

Eu uso como ponto de partida o último pregão de abril e o de encerramento o último de outubro. Por quê ? Desta forma eu “garanto” que terá sido incluído no período qualquer dia de maio, venda, e de outubro, compra. 😉

E então … O que você pensa disso tudo ?