Clube do Pai Rico

Como se iniciar um novo tipo de investimento e superar o medo do desconhecido ?

Se existe algo que nos impede de seguir adiante é o medo do desconhecido. Não importa em relação ao que este “desconhecido” seja … Ele é motivo de pânico, e na maioria dos casos de congelamento.

Natural. Instintivo. Básico. Foi justamente esta nossa característica de respeitar o que não entendemos, o que não conhecemos, que nos manteve vivos nas mais adversas situações.

Claro que este mesmo desconhecido despertou a nossa curiosidade, nos fez ir atrás de informações e de conhecimento que nos permitissem irmos em frente. Sempre respeitando nossos limites, mas ampliando-os ao mesmo tempo.

O medo nos paralisa. Mas o conhecimento nos leva adiante.

Dúbio, mas realista. Algo que está entre nós há alguns milhões de anos … Vai saber. E se é assim que vem sendo, e funcionando, é porque deve nos ser útil de alguma forma. 😉

Tudo muito bom … Tudo muito bem … Mas … e quando você está municiado das informações e conhecimento necessários para ir em frente … Já fez a lição de casa … Viu as vantagens e desvantagens de uma certa decisão … E mesmo tendo tudo planejado, ainda permanece congelado, sem conseguir agir, sem conseguir sair do lugar ?

Vida = Investimentos

Sim, tudo isso que nos trouxe até aqui serve também para os nossos investimentos.

Quantas foram as vezes em que você fez todas as análises necessárias para a entrada em um determinado tipo de investimento, mas sentiu-se desconfortável com isso ? Mesmo tendo as informações necessárias, conhecendo (e estabelecendo) os riscos, as vantagens, etc etc etc, permaneceu lá … imóvel … ?

Você já passou por isso ? Já sentiu isso na pele ?

Uma sensação nada agradável … Já passei por isso tantas e tantas vezes que perdi a conta. Até hoje isso acontece. 🙂

O engraçado, é que muitas vezes o nível de “medo” é diretamente proporcional à chance de que aquela intenção esteja correta. Mas não é sobre isso que quero falar …

Gostaria de dividir com você uma estratégia poderosa e eficaz contra este tipo de situação. Uma técnica simples e que te permitirá combater o medo. Aos poucos. Enfraquecendo-o a cada “ataque”.

Como acabar com o medo de se iniciar uma nova investida ?

Me diga: o que você faria  se tivesse que atravessar um rio e encontrasse pela frente uma ponte que nem essa ?

Você atravessaria correndo, sem nem pensar em mais nada ?

Ou primeiro testaria a resistência da mesma, colocando primeiro um pé, forçando para ver se ela conseguia aguentar o seu peso, para em seguida dar um segundo passo e assim sucessivamente ?

Pois então … Por que não adotar estratégia semelhante ao se iniciar um novo investimento que lhe gera medo, que lhe mantém congelado ante a difícil decisão de fazê-lo ou não ?

Por que não começar devagar, entrando com pouco dinheiro, para ir sentindo o clima ? Por que não iniciar uma operação, pequena o suficiente, para testar sua hipótese ? Algo que se for perdido não lhe fará falta, não lhe impactará de forma negativa a ponto de lhe afastar, em definitivo, daquela alternativa de investimento ?

Veja que não estou me referindo somente à Bolsa de Valores, e sim … ela acabaria sendo o principal alvo desta proposta de estratégia. Me refiro a todo e qualquer tipo de investimento. Tem dúvidas em relação a um fundo ? Coloque pouco dinheiro, somente para ver como ele funciona, o quanto gera, o quão arriscado é. Quer investir em imóveis ? Certamente não irá começar em um que custe milhões de reais. Não é mesmo ? Começará, provavelmente, por um bem pequeno, para ver se possui as necessidades básicas para encarar esse mercado. Ou até mesmo começará através de um fundo imobiliário. (que, já adianto, é completamente diferente de investir em um imóvel próprio)

Comece devagar. Com pouco dinheiro. Estipule um valor a ser perdido que não lhe gere nenhum tipo de rancor. Pode ser até mesmo somente o dinheiro da pinga do final de semana. 🙂

Indo aos poucos você vai sentindo como estão as coisas. Verá se aquilo que pensava realmente é realidade. Sentirá, ou não, o conforto necessário para aumentar o aporte.

Veja que isso é válido para quem deseja começar um novo tipo de investimento e para quem já é macaco velho, mas que está receoso em relação aos rumos de um determinado trade.

Ao ficarmos congelados nos protegemos, mas em muitas vezes acabamos não progredindo. E o que é a nossa vida senão uma soma de progressões e retrocessos ? Um passo para testar … Se não for como imaginávamos, basta voltar e pronto.

“Mas Zé, não é você quem diz que prefere ficar de fora de um trade que não lhe apresente conforto ?”

Sim, sou. Mas veja que as situações em que falei isso, foram justamente as que minhas análises apontaram para uma “distorção” entre o que eu acho e o que o mercado faz. Se acho que vai cair, por que comprar ? Posso comprar e usar o STOP … Mas estaria indo contra ao que acho certo naquele momento. E isso é o completo oposto do que tentei propor aqui. 😉

Ter medo é normal, é natural e muito bem-vindo. Mas é algo que precisamos saber como lidar … como superar.

Um passo de cada vez. Um real de cada vez. Um aprendizado de cada vez. 😀