Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!


Fez errado … ? Então pague o preço !!

Para alguns poderá soar meio … provocativo, para outros um ataque direto, e para uns poucos será completamente mal interpretado e acabarão se sentindo ofendidos … mas tudo bem. A realidade é dura, e algumas vezes precisa ser empurrada goela abaixo.

No caminho da Educação Financeira de muitos existe uma fase completamente desnecessária, porém para a grande maioria da população é considerada obrigatória: se afundar em dívidas … Sim, encaremos esta realidade, para muitas pessoas que começam a partir em busca de alguma instrução relacionada ao tema finanças estar afundado nas dívidas foi um “pré requisito”. Muitos só tentam adquirir algum conhecimento depois de já ter contraído todas as dívidas possíveis, e mais um pouco, claro.

Infelizmente elas têm uma desvantagem enorme, gigantesca, quando comparados com quem começa a se interessar pelo assunto desde cedo, ou melhor ainda, quando os pais introduzem seus filhos nesta maravilhosa disciplina. ( e tenha certeza que a disciplina, como adjetivo, é de fundamental importância para quem deseja ser bem sucedido financeiramente )

Você já viu o controle do Fluxo de Caixa de alguém que está com problemas financeiros ? Bom … normalmente ele não tem um … mas quando coloca no papel tudo o que entra e sai de seu bolso é fácil de entender o porquê da situação. Normalmente, 99% deles, têm despesas que não condizem com a sua real situação financeira, tentam viver uma vida que não é deles, seja para impressionar os outros, ou quem sabe para se enganar … para “disfarçar” a realidade.

2 situações bem diferentes

Podemos dividir quem tem problemas financeiros em 2 grupos bem distintos: Os que estão afundados em dívidas e aqueles que estão à caminho delas. Ambos acham que o problema verdadeiro é que não ganham o quanto merecem, não ganham o suficiente para ter a vida que sempre lutaram para ter. O problema é que se esquecem de um detalhe … essa não é a verdade. A verdade é que eles é que gastam errado. Gastam mais do que deviam e para piorar as coisas, no que não precisavam.

Mas existe solução para os dois, para um é um pouco mais fácil, para o outro nem tanto … afinal a burrada já está feita, para sair terá que correr atrás da máquina. ( E olha que ela é rápida, usa como combustível a força mais poderosa do universo: os juros compostos. Se não concorda vai brigar com um tal de Albert Einstein … )

Para quem ainda não está afundado nas dívidas cortar o mal pela raiz será a linha que divide um futuro incerto de um tranquilo … para ser profundamente aproveitado. Para quem já está endividado é item obrigatório, não tem discussão e pronto. E é justamente aqui que mora o problema …

Volto a pergunta anterior: Você já viu o controle do Fluxo de Caixa de alguém que está com problemas financeiros ? Depois de analisar o seu conteúdo e ver quais os principais gargalos, apontou à pessoa no que melhorar, onde mudar ? E já recebeu a resposta mais tradicional de todas ? Qual ? “Mas se eu parar de fazer isso eu prefiro morrer ! É meu único ‘luxo’, não gasto com mais nada ! …” Tenho certeza que sim, não é verdade ?

Encarar os problemas de frente

Estes luxos são os mais variados: Academia, curso de línguas, TV à cabo, internet banda larga, aula esportiva do filho ( judô, balé, futebol, natação, etc ), happy hour com os amigos, jantar romântico, almoçar fora no domingo, balada, presentes, presentes, presentes e mais presentes. Não importa o que sejam, você bate o olho e imediatamente identifica-os – você, que já é treinado, que já possui um bom nível educacional em relação as finanças e que coincidentemente tem uma boa situação econômica … mas é só coincidência, ok ?

E mesmo tendo essa característica – uma boa situação econômica – a pessoa não aceita o seu conselho, a sua orientação. Como já disse antes, cortar isso será a “morte”. Será que ela não enxerga que é justamente esse “luxo” que está lhe matando financeiramente ? Que é esse “luxo” que está transformando sua vida em um “lixo” ?

Não existe alternativa ! ( ao menos a curto prazo )

Se você vem enfrentando problemas financeiros é porque está gastando mais do que pode ! Cortar os supérfluos é sua obrigação !! Somente assim suas contas poderão voltar a respirar …

Como eu disse essa é a solução a curto prazo … você poderá voltar a ter estes luxos, basta que aumente suas entradas, seja através de um salário maior ou por um número maior de fontes de renda. Somente com um orçamento mais folgado é que você poderá se permitir voltar a ter estes gastos.

Como agir ?

Faça uma lista de tudo o que está em excesso no seu orçamento ( o que é o básico ? moradia, alimentação – a diária, ok ?;  EDUCAÇÃO, transporte e saúde ) em ordem de prioridade. Deixe primeiro aquilo que você não abriria mão por nada, mas já fique sabendo que se for preciso abrirá.

Comece cortando os últimos itens desta lista, afinal são os “mais mais”, que estão ali provavelmente só para enfeita-la …

Vá cortando até que seu orçamento atinja um nível positivo – para quem está com dívidas; e para quem está apertado, até atingir um percentual de sobra, em torno de 10% ou 15%, para formação de seu colchão de segurança e por que não de seus investimentos ?

Somente depois de tudo normalizado, contas pagas em dia, um belo colchão de segurança formado e seus investimentos iniciados é que você poderá voltar à sua antiga rotina. Mas quer saber de uma coisa ? Depois de conviver sem os “luxos” verá que eles – muitas vezes – não serviam para nada … e você acabará deixando-os eternamente de lado. 🙂

Como disse no início do texto, o texto de hoje poderá ser mal interpretado por muitos, poderá ser encarado como algo de mau gosto, como algo que não precisa ser dito … mas eu digo: Não, você está enganado ! Isso precisava ser dito SIM ! Uma chacoalhada é necessária muitas vezes. E como foi dito no título do post … Fez errado ? Então pague o preço !

Tenho a certeza que nunca mais errará. 😉

E precisando de ajuda, saiba que o Clube sempre estará aqui. Seja dando orientação ou trazendo informação e conhecimento. Não deixe de assinar nosso RSS e de nos seguir no twitter, ok ? Isso irá te trazer muitas facilidades em sua jornada.