Clube do Pai Rico

Livros ||| O poder dos modelos replicáveis

o poder dos modelos replicáveis girado pq

Confesso que esta foi uma das leituras mais complicadas dos últimos tempos … Acredito que o principal motivo para tal situação tenha surgido de uma conclusão precipitada, de minha parte, sobre o real conteúdo deste livro. Sabe quando você vai pronto para uma leitura, esperando aprender sobre uma coisa, e na verdade não é exatamente aquilo … ? Pois bem, foi exatamente isso que aconteceu.

Como criar uma franquia ?

Quando comecei esta leitura, tinha em mente que tinha em mãos um livro que ajudasse a criar um negócio facilmente copiado. Algo que permitisse a criação de um empreendimento facilmente transformável em franquia, sabe ? Sim … na minha cabeça era esse o conteúdo do livro: um manual de como se criar uma franquia.

Já nas primeiras páginas eu vi que a coisa não iria nesta direção. Ao invés de ser um manual de como criar um pequeno negócio, que permitisse a expansão da rede através da replicação do modelo (que é o que uma franquia faz), vi que o universo contido no livro era um pouco maior …

O livro abordava empreendimentos “um pouco” maiores. Coisa pouca … na casa dos bilhões de dólares. Empresas como Apple, Louis Vuitton, NIKE, LEGO, Procter & Gamble, entre outras, eram os modelos que iríamos replicar. 😯

O que estava em discussão não era o lado “ctrl + C/ctrl + V” dos empreendimentos, mas sim uma profunda análise dos principais motivos que faziam com que as empresas fossem o sucesso que são. O que estaríamos copiando não seria o negócio em si, mas sim os fundamentos que moviam estas empresas gigantescas.

Que tipo de fundamentos ?

Coisas como “se ater ao negócio central da empresa” (vimos no livro “Peça por peça“, onde conhecemos a história da LEGO, que o desvio do foco acabou fazendo com que a empresa entrasse em parafuso e se passasse a gerar prejuízos, só voltando ao normal quando voltou às origens), “ter regras não negociáveis” (algo do tipo: é isso que fazemos e não abrimos mão por nada neste mundo), “feedback” (usando, de verdade, as informações obtidas junto aos clientes, ouvindo-os e trazendo para os produtos, e para a empresa, o que eles realmente precisam, o que realmente querem).

Parece que são coisas básicas ? Se parecem porque são realmente ! Mas, no decorrer dos anos, as empresas acabam abrindo mão de um ou outro destes fundamentos, por acreditar que já são “donas” daquele nicho de mercado, pelo desejo de inovar por inovar, ou apenas por discussões entre os membros da direção da empresa, onde um tenta impor sua visão em determinados aspectos do negócio.

Quem se manteve fiel, seguindo em frente, tendo estes fundamentos como carro chefe, conseguiu obter resultados tão superiores aos de seus concorrentes, que não pode ser interpretado como sendo uma simples coincidência. A única “coincidência” é que o livro é divido em capítulos e cada um destes fundamentos que apresentei é detalhado e analisado, usando-se como exemplos grandes empresas. 😉

Só para empresários ?

Olha … eu acho que não. 🙂

O livro parece querer focar neste nicho, porém, da forma com que a coisa é apresentada, fica claro que o conteúdo ali presente pode ser usado por analistas fundamentalistas. Sim, para quem investe em ações através dos fundamentos das empresas, as análises destes pontos pode ajudar a distinguir empresas com maior potencial de valorização.

É justamente assim que eles demonstram que determinada empresa conseguiu se sair melhor do que a outra, comparando seus desempenhos em Bolsa. 😀

Conclusão

Uma leitura interessante, que me surpreendeu (por culpa minha) positivamente, mostrando-se um pouco difícil no início (por causa desta confusão), mas que fluiu de maneira bem agradável no restante da leitura. Interessante para quem busca informação do tipo administrativa e para quem busca diferenciais que ajudem na escolha de uma carteira de ações. 😉

ps: penso em ler o livro em uma nova oportunidade, porém com a cabeça focada nestes aspectos que apontei.

 

O poder dos modelos replicáveis

Nota do Site:
4 Moedas

O poder dos modelos replicáveis
Chris Zook | James Allen

Editora: Elsevier
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 241
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no Submarino