Clube do Pai Rico

O mito do retorno garantido em Renda Variável

Existe uma lenda no mercado financeiro de que é possível oferecer um investimento ao público em geral com a promessa de que ele apresentará um determinado rendimento, garantido, ad eternum. Lenda ? Mito ? Possibilidade ?

Não ! Não existe como garantirmos absolutamente nada em relação aos rendimentos obtidos em renda variável. O próprio nome diz isso: “variável” …

Analisando com cuidado, nem mesmo os investimentos em renda fixa oferecem algo 100% garantido. Sempre existe o risco de “calote”, por maior que seja a instituição onde o dinheiro está aplicado. Chances mínimas … mas reais.

Além disso, as taxas de juro variam com o tempo. Ontem você recebia 14% ao ano … Hoje 10% …

Se é assim na fixa, imagine na variável … 🙄

Muita gente acaba entrando no mercado de ações (principalmente nele) com a ideia de que poderá ter uma renda certa todos os meses. Um determinado valor, um determinado percentual. Olham o histórico. Fazem projeções. Fazem extrapolações. Imaginam o “pior dos cenários” …

Mas é renda variável. E nela, tudo varia … 🙂

Não existe a mínima possibilidade de sabermos, com absoluta certeza, quanto obteremos de lucro em uma determinada operação, em um determinado mês, em um determinado ano. Os resultados … variam ! Na média, se aproximam de um determinado valor por operação, por mês, por ano. Mas um valor exato e constante, impossível …

Garantido então …

A palavra “garantido” não combina com o mercado financeiro.

No máximo você poderá dizer que é garantido que o resultado variará. Nada além disso … 😉

Por melhor que seja o seu método. Por melhor que seja o seu histórico. Por melhor que seja o teu processo de gerenciamento de risco. Por melhor que seja a sua disciplina. O resultado variará e ponto final.

Você pode sim afirmar que obtém um determinado valor médio mensal. Basta somar os resultados dos últimos meses, últimos anos, fazer uma média e pronto, lá está o seu valor médio. Agora, afirmar que aquele “5%” será o valor obtido TODOS OS MESES, isso simplesmente não existe.

Você pode sim ter um resultado médio de 5% ao mês. Basta que ganhe 4% em um mês, 6% no outro, 3% no seguinte, 7% mais a frente, 5% no final do ano … Opa, agora sim veio o 5%. Mas percebeu que na média deu 5% ?

Mas afirmar que você obterá 5% todos os meses ? Impossível …

Até mesmo afirmar que você obterá ganhos TODOS os meses é impossível. Eu já fiquei alguns meses sem realizar uma única operação, aguardando uma oportunidade que me parecesse justificar o risco envolvido, apresentando um retorno condizente com ele. Mas, na média geral, continuo tendo um retorno médio acima da média.

Você precisa entender que nada no mercado será capaz de lhe oferecer um retorno 100% garantido. N-A-D-A !!

Ou melhor … existe uma coisa sim: Existe algum investimento que tenha um retorno 100% garantido, de verdade ?

Por que está falando disso Zé ?

Sim, estou falando por conta do curso Double PUT Double CALL. 🙂

Por mais que ele venha me gerando um retorno acima da média nos últimos anos. Por mais que os rendimentos mensais variem entre 2% e 7% (depende do “combustível” que você for utilizar no método), por mais que ele seja eficiente e seguro, existem momentos em que o investidor que o estiver utilizando não fará absolutamente nada ! Ficará apenas olhando a tela de cotações (se assim o quiser …), esperando por aquela oportunidade de ouro. Aquela que oferece o risco desejado para o retorno condizente.

Mas, na média, ele te proporcionará um retorno acima da média. Na média.

Se você está em busca de um retorno garantido, no mercado financeiro, lamento te informar … isso simplesmente não existe !

Mas isso quem fez o curso, quem acompanha o Clube já sabe. Não é mesmo ? 😉