Clube do Pai Rico

Por que somente a dor nos move ?

O cérebro humano é formidável !

Uma máquina tão complexa que nós ainda não fazemos ideia de como realmente funciona. E, creio eu, estamos longe de descobrir …

Centenas de milhares (ou alguns muitos milhões) de anos de evolução. Nesse “meio tempo” passamos por inúmeras provações, inúmeros problemas, inúmeros dilemas. Tudo isso foi moldando a forma com que ele trabalha, com que ele funciona.

Se formos olhar, somos jovens, muito jovens. Somos praticamente bebês numa escala evolucionária. Passamos a nos preocupar com o futuro há poucos milhares de anos … Até então, o que importava era somente o agora, sobreviver ao dia de hoje.

Graças à necessidade de sobrevivência, nossos cérebros foram forjados para agir de forma instintiva, na maioria das vezes buscando proteção. Foram milhões de anos vivendo assim … Tudo para evitar que morrêssemos na boca de um leão.

Mas recentemente conseguimos nos “livrar” deste problema. Nossas preocupações passaram a ser outras, começamos a plantar, a criar animais, a gerar um estoque de alimentos/suprimentos para atender as nossas necessidades. Começamos a ter um excesso de produção, pudemos trocar este excesso com os nossos vizinhos, e esse foi o início da civilização $$$ como conhecemos hoje.

Sim, deixamos a preocupação de sermos mortos pelo leão no passado … mas nossos cérebros ainda “não sabem” que esse não é mais um perigo real a ser enfrentando hoje.

Onde tu queres chegar Zé ?

O Clube já existe há 15 anos. Vi e vivi muita coisa neste período. Vi períodos de bonança e de depressão nos mercados. Vi pessoas comemorando com a bebida que brilha, vi outros afogando suas mágoas num copo de caninha.

Mas sabe o que mais eu vi nestes momentos ? O nosso cérebro agindo da exata mesma forma que o dos nossos antepassados …

Vi as pessoas agindo por conta do MEDO e não da ESPERANÇA/PLANEJAMENTO.

Acredite: observando o comportamento de vocês, percebo um claro aumento na procura por informação e conhecimento, somente nos momentos “ruins”. Muitos de vocês (ou melhor, de nós !) só partiram em busca de uma nova informação que pudesse ajudar de alguma forma, após um problema já ter se tornado concreto.

É … é o nosso cérebro “medroso” reagindo ao problema e não antevendo e se preparando para ele. 🙁

Me impressiono quando chegamos em um momento como o atual, onde a Bolsa sobe, de A a Zinco. Tudo sobe. Tudo explode. TUDO. Você compra e sai no lucro, não importa o que seja. Não é preciso se preparar, analisar, estudar … Basta ir lá, comprar o que pintar na sua tela, jogar um dardo numa folha com o nome das empresas, e comprar a que ele acertar.

Basta chegarmos nesta situação para que nós, seres humanos, deixemos de procurar por mais informação, mais conhecimento.

Pra que me preocupar ? Faço isso aqui, que é bem simples, e dá certo ! Estudar ? Pra quê … ?

É impressionante e assustador ao mesmo tempo …

As pessoas simplesmente desistem de buscar o crescimento, a evolução, nos momentos em que tudo passa a conspirar a seu favor.

Já nos momentos em que tudo é mais cinza, quando ouvimos lamentos por todos os cantos, o desespero é completo. Qualquer migalha de informação, qualquer orientação, qualquer novidade é bem-vinda. A busca por algo que possa nos “salvar” nos faz mover pedras e montanhas. Nosso objetivo é sair do fundo do poço, não importa o custo disso.

As pessoas partem em busca de leitura, vídeos, livros, aulas, cursos … Tudo na tentativa de encontrar uma solução para um problema.

Caramba !!! Por que não usar esta mesma gana para ir atrás dos mesmos recursos, leitura, vídeos, aulas, cursos, quando as coisas estão tranquilas, estão favoráveis !? A sua cabeça trabalha melhor quando não existe uma pressão externa, como a financeira pode trazer.

Por que não aproveitar o bom momento, especialmente com a sobra de capital que os ganhos “inexplicáveis” proporcionam, para investir em Educação ? Separe parte dos ganhos para investir em seu crescimento, como profissional, como investidor. Acredite: essa é a melhor hora para você fazer isso.

Por que se apertar justo quando as coisas estão mais difíceis, quando tudo é mais complicado ?

É difícil lutar contra seus instintos … ? Sim, como falei, foram milhões de anos moldando nossos cérebros para agir desta forma. Mas te garanto: os que aprenderam a se antecipar, não precisando apenas reagir aos problemas, mas sim estando preparados para quando eles chegassem, se destacaram. Sobreviveram e progrediram. Sobreviveram e cresceram. Sobreviveram, deixaram descendentes e puderam aproveitar um pouco melhor essa nossa breve viagem. 😉

Aproveito e te convido a conhecer o Minha 1x na Bolsa e ao Double PUT Double CALL, cursos que criei justamente para poder te auxiliar nesta jornada. Informações e experiência que poderão te ajudar no momento de apuros, mas que farão maravilhas quando tudo estiver agindo de forma favorável. 😀