Clube do Pai Rico

Operar em bolsa, nossa eterna batalha

Não importa qual seja a escola que você use – fundamentalista ou gráfica – em todos os casos o cotidiano de um investidor se assemelha a um campo de batalha. Em alguns períodos mais calmos, noutros mais turbulentos. Mas sempre pensando no dia de amanhã.

Para quem opera/investe em bolsa existem 3 prioridades:

Não perder dinheiro;

Ganhar dinheiro;

Proteger o ganho enquanto estiver no meio de uma operação.

Sinceramente ? Os três são difíceis e têm suas particularidades, por mais “garantida” que seja a sua forma de análise, o risco está presente e somente um melhoramento contínuo para lhe ajudar a diminuí-lo.

Os dois primeiros, não ganhar e ganhar, são quase como as polaridades de um imã, ou é um ou é outro. Se você se protegeu da perda, virá o ganho. Se marcou bobeira e não ganhou na operação, é porque está perdendo … simples e direto.

Mas é o terceiro item que atrapalha a vida de muita gente: a defesa do que já está ganho em uma operação. Quem nunca viu uma operação que está dando certo, que apresenta resultado positivo, e “do nada” começa a apresentar um vazamento e você vai vendo seu lucro ir embora ? Pode ser que você consiga estancá-lo, evitando o esvaziamento completo do seu “bolso”, pode ser que não, pode ser que você fique congelado e só encerre a posição na hora que o vermelho aparece em sua tela.

Lembra do meu caso com a E20 no ano passado ? É +- sobre isso que estou falando. Aquele caso ilustra perfeitamente o exemplo que quero dar, de uma operação lucrativa que começa a dar errado. Erro único e exclusivo de quem está operando …

No mercado temos 2 formas de stop, o de proteção contra perdas (que encerra a operação caso ela dê errado desde o início) e o stop gain (que serve justamente para proteção do ganho já auferido). Qual dos dois é mais difícil de ser utilizado ? Na minha opinião o que mais “afeta” o psicológico é o de proteção do que já ganhou. Por quê ? Simples …

Pense: você está no meio de uma operação, traçou pontos de entrada, objetivos e afins. Tudo vai dando certo até um momento em que a maré vira e você começa a ver que está entrando água no seu barco. O vazamento vai esvaziando o seu bolso, seu lucro começa a diminuir, e é justamente neste ponto em que o psicológico lhe fala: “bom … a operação estava dando certo até aqui, fiz tudo correto, acertei o ponto de entrada, esta correção logo logo deve terminar e a trajetória inicial, a minha, será retomada e o lucro voltará para mim !”

Me diga, você nunca pensou/agiu desta forma ? Não ? Parabéns, você é uma das poucas pessoas que pode falar isso. A sensação de acerto, com um erro “temporário” faz com que muitos operadores congelem na frente do monitor, vendo o lucro diminuir, sem conseguir agir, justamente por considerarem a operação como “certa”. Só na hora que o caldo realmente entorna é que ele se toca do erro e sai. Com um pequeno lucro, uma pequena perda, não importa … sai errando.

Acredite, isso é mais comum do que você imagina. Se você vem de uma longa série de acertos então, a sensação do “estou certo e tudo voltará ao normal em breve” é ainda mais forte.

Não sei se você conseguiu perceber a sútil diferença entre as duas situações de stop. Na primeira você recebe um aviso do mercado, desde o início da operação, lhe dizendo que está errado. Estando errado você pega, aciona o stop no ponto já previamente programado (o stop deve ser determinado no momento em que você inicia o trade, junto com a determinação do ponto de compra/venda) e sai feliz por ter feito a coisa certa e protegido o seu capital. No caso do stop gain, você acerta a operação, tudo vai dando certo, quando vê algo de estranho no ar, mas considera isso como normal e que se está dando certo desde o início, voltará a dar certo até o final. E com isso você vê seu lucro indo embora …

Acredito que por estar perdendo dinheiro “que ainda não é seu”, o sistema de proteção interno do investidor funcione de forma diferente. Mas não … o que você pensa ainda não ser seu, “já é seu”. Bastava dar uma única ordem, zerar a operação e a grana seria transferida para a sua conta …

Como disse operar é uma batalha eterna. Você deve estudar e se reciclar ao máximo, tentando detectar os pontos de acerto, para repetir nas próximas operações. Mas acima de tudo, deve ver onde está errando, o que está lhe evitando de obter retornos ainda maiores. Se preocupar somente em acertar não fará de você um grande investidor, pois quando o erro vier, e volta e meia ele vem, tudo o que foi feito até então pode ser perdido.

Estar certo é importante, se proteger é ainda mais. 😀