Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Você está preparado para a velhice ?

Hoje de manhã, assistindo ao Bom dia Brasil, uma matéria em especial me chamou a atenção, ela falava sobre como os brasileiros estavam se preparando para a chegada da velhice. E claro que a parte que me motivou na criação desse post foi o lado financeiro da coisa. 😉

Segundo a pesquisa apenas 7% da população diz se preparar financeiramente para a chegada da velhice. Se assustou ? Eu também …

Claro, esses 7% devem ser os que planejaram, viram se o que têm direito (via aposentadoria do INSS) será o suficiente para suas aposentadorias, fizeram um plano de previdência complementar, resumindo, aqueles que realmente se preocupam com o futuro.

Mas a parte “legal” é que 76% dos entrevistados dizem que esperam contar com a ajuda da família …

Sim … aquela velha história: Deixa eu jogar a bomba para outra pessoa enquanto eu aproveito.

🙁

Mas será essa a realidade ?

Eu tenho minhas dúvidas quem acaba sustentando quem viu ? Não são poucas as famílias que se penduram nos mais velhos para manter as contas em dia. Usam os empréstimos consignados dos pais/avós, isso quando não beliscam diretamente na grana, fazendo com que eles paguem algumas de suas contas mensais.

Infelizmente sei do que estou falando e tenho certeza que você também …

Mas então como que uma pessoa pode dizer contar com a família quando for mais velha se o que acontece é justamente o contrário ? Serão elas que ajudarão muitos membros dela ! Mas … se a pessoa não se planejou, vai ajudar como ? *barulho de grilo*

O problema é que o buraco é mais embaixo, muiiito mais embaixo. Sabe de quem é a culpa ? Sim !!! Dele !!


Robin Hood na cabeça !

(agora você começa a entender o por quê de eu odiar tanto esse cara ? 🙂 )

Ele … sempre ele ! Será que um dia as pessoas deixarão de confiar tanto na ajuda “desse cara” e partirão à luta ? Será que um dia botarão a mão na massa e farão por merecer ?

Tá querendo dizer que um aposentado é vagabundo ?!?!
Tu tá doido cara !?!?

Não, estou querendo dizer que muitos o são durante a vida inteira ! E quando chegam na hora de se aposentar querem que alguém cuide de tudo por eles.

O governo que cuide deles !

Você está acompanhando a confusão na França ? Sabe qual é o motivo ? Querem mudar as regras da previdência, querem aumentar a idade mínima para se aposentar em 2 anos. Olha o rolo que isso está gerando …

Se cada um cuidasse da sua vida, se cada um fosse 100% responsável pelo seu nariz, você acha que isso aconteceria ? Claro que não ! A parcela que teria real necessidade da aposentadoria paga pelo governo seria tão pequena que faria com que tudo fosse diferente.

Sim, sei que para muitos a aposentadoria pública é a única esperança, que não tiveram uma oportunidade durante a vida, mas …

Você já imaginou, se chegassem para você hoje e dissessem: “A partir de agora cada um cuidará da sua aposentadoria. Aqui está tudo o que você recolheu, corrigido (por um índice qualquer). Agora vai lá e cuide você mesmo.”

Já imaginou no que isso daria ?

Pela pesquisa, somente 7% da população diria que sim. 😉