Clube do Pai Rico

A (falta de) estratégia do Tite para os pênaltis contra a Croácia …

Sim, eu vou falar sobre isso.

E sim, você vai ver que isso tem total ligação com os teus investimentos. 😉

Como que ele deixou o Neymar de fora ?

Esta foi a pergunta que praticamente todos se faziam naquele momento.

Brasil eliminado da Copa. Nos pênaltis. Com 2 cobranças falhas …

Sim, acontece. “Cobrança de pênaltis é uma caixinha de surpresas”, muitos diriam. E é mesmo. São tantos os fatores que influenciam a confirmação do gol, mas ignorar os fatos não pode ser … ignorado. 🙄

Na disputa de pênaltis, contra a Croácia, que valia a vaga para a semifinal da Copa do Qatar, o técnico Tite havia determinado que Neymar bateria o 5º pênalti. O último e mais importante. (segundo ele)

Por conta disso, a pressão é maior. Aumentando desta forma as chances de erro. Ao menos foi o que ele disse …

Muitos diriam que justamente pela capacidade do jogador, deveria ser colocado para a 1ª cobrança. Acertando, traria mais tranquilidade e segurança para os que viessem em seguida.

É meu amigo … Na hora do pega pra capar, a coisa é mais complicada mesmo. 🙂

Sim, concordo que faz todo o sentido pensar desta forma. Mas também concordo que o peso do último batedor é realmente grande.

As duas opiniões têm validade. Se vai em 1º ou em 5º, depende da estratégia de quem organiza o time. Que neste caso, era o Tite.

Estratégia … Sempre ela. A ausência de uma estratégia é a causa da maioria dos erros e problemas que vemos ocorrendo em praticamente todas as áreas de atuação do ser humano.

Nem preciso falar o quão importante é, para quem investe em Bolsa. Não é mesmo ? 😉

Ok, o Tite tinha uma estratégia traçada. Excelente !

Ou não … ?

Sinceramente ? De verdade ? Não.

Como não, Zé !? O cara seria o 5º, sabíamos disso desde o início. Se a gente sabia, imagina eles …

Sim, ele havia determinado que o Neymar seria o 5º jogador da lista. Ele faria o 5º chute.

O 5º … Se viesse a existir o 5º

E é este o ponto centro do texto de hoje: um plano, uma estratégia, precisa englobar todos os possíveis cenários.

No seu plano de investimento, na estratégia que você usa para investir na Bolsa existem as regras sobre o que fazer caso a operação dê certo ? E as regras para caso dê errado ? E para o caso de não dar em nada ?

Pois então … No plano do Tite, Neymar seria o 5º jogador a bater. Na estratégia dele a 5ª cobrança era certa. Mas … com o erro do Rodrygo, e todos os outros jogadores acertando na sequência, um erro na 4º cobrança brasileira encerraria a nossa participação na Copa do Mundo.

A partir daquele momento, a 4ª cobrança passou a ser a última cobrança.

A partir daquele erro, a cobrança mais importante de todas passou a ser a 4ª …

Foi a falta de uma estratégia clara que tirou o Brasil da Copa. Sim, o Neymar também poderia ter errado a cobrança, mas naquela situação, a 4ª cobrança era a mais importante de todas. Se não confirmasse o gol naquela cobrança, não haveria uma 5ª.

Foi um erro do Tite, por não ter uma estratégia completa, que engloba todos os cenários e possibilidades, que tirou o Brasil da Copa.

Se ele tivesse cobrado a 4ª, e errado, não haveria um “erro” propriamente dito. (sim, poderíamos discutir se não era mais válido ter feito  1ª cobrança, como falei antes … mas não seria um erro estratégico tão básico quanto esse)

No mundo dos investimentos vejo muita gente errando coisa parecida.

Na maioria das vezes, percebo que as pessoas têm apenas um plano que diz: “compre tal ativo aqui e venda, com lucro, ali.” Muitos fazem parte da turma do “compre e torça” … 🙄

Tá, mas e se comprar e não for lá ? …

Tá, mas e se comprar e cair ? …

É assim que a grande maioria age. 🙁

Compram, torcem para subir, e assim seguem a operação. Quando não sobe, não sabem o que fazer em seguida. Depois de algum tempo perdem dinheiro e xingam o mercado …

Pode reparar: quem tem uma estratégia de verdade, que leva em consideração o “pode dar certo, pode dar errado e pode não dar em nada”, dificilmente joga a culpa para cima do cassinão. Na grande maioria das vezes, quem tem esta atitude, são justamente os que encaram o mercado como tal.

Portanto, confira se a tua estratégia atual tem regras claras de STOP. Pontos ou eventos de saída da operação. Ou o que te faria sair de uma posição em uma determinada empresa. Isso é fundamental para que você consiga ser bem-sucedido no Mercado no longo prazo. 🙂

E sim, o Double PUT Double CALL tem estas regras. Claras e de fácil implementação. Na verdade, é um dos grandes diferenciais da estratégia. 😉