Aluguel de ações
O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉
Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.
Vamos lá !




Comentário: Mais um dia de alta em nosso mercado. Mas claro que não poderia ser sem nenhum tipo de surpresa … 😉
Ibovespa subiu bem, tentando se aproximar da barreira dos 48.000 pontos (que caso rompida, projeta possibilidade de subida até os 51.000 pontos), uma resistência das boas, que havia sido suporte no passado recente. Veja no gráfico abaixo:

Vemos duas marcas importantes neste gráfico: em vermelho, a região dos 46.500 pontos – o guardião da derrocada final do índice; em verde, os 48.000 pontos – região que foi suporte no passado e que serviu como resistência nos dias 27 e 28 de agosto. Caso consigamos romper a marca, um pivot de alta estaria montado e teria como primeiro objetivo a região dos 51.000 pontos.
Se vai lá ? Só o tempo dirá …
Vejam que as três médias móveis, de 3, 8 e 20 dias (verde, amarela e vermelha), se aproximam, com a possibilidade de termos uma agulhada se aproximando. Só o IFR é que não está muito favorável a este movimento neste momento.
Sim, este seria um movimento “irmão” ao da PETR4, apresentado no “Aluguel de ações” de ontem.
Um item que reforça essa possibilidade é a posição comprada em índice futuro pelos gringos. Apresentada diariamente no twitter do Clube, ela vem aumentando crescimento acelerado nos últimos dias. Saímos de 50.000 contratos comprados, no olho do furacão chinês (início da semana passada), para 132.000 hoje. É um aumento e tanto !
Fiquemos atentos aos desdobramentos dos fatos. 😉