Colunistas ||| A Deficiência da Matemática

A Deficiência da Matemática – A Causa dos Nossos Problemas Financeiros
Fase 1

Tenho experiência de 7 anos nessa Vida de Investimentos, mas sempre me surpreendo com as mensagens que leio, que foram enviadas para os amigos famosos, em vários Blogs.
Fico, às vezes, com um certo receio, desses amigos donos dos sites e companheiros de investimento que, no momento em que receber essas mensagens, cheias de insultos, simplesmente, abandonem seus sites, que são de suma importância ao nosso conhecimento e melhoria dos nossos investimentos.
Eles podem largar tudo e ir cuidar de suas carteiras, pois o que importa realmente é o seu rendimento em carteira e não convencer os outros que ele está certo.
Ainda bem que isso não acontece!
Os famosos e mais experientes apenas acham graça, pois na maioria das vezes, as dúvidas dos que insultaram-no algum dia, foi deles também, quando eram novatos e inexperientes.

Esse mês, eu estava navegando em um blog de um amigo e vi a seguinte mensagem:

– Esse cara sempre acerta tudo na bolsa, não sei como não fica Milionário!!!

E logo após, fechou a mensagem, rindo em tom sarcástico.

O que o Jovem deveria aprender é a grande frase do mestre Bastter:
Bolsa Remunera Capital, não paga salário

O que Bastter quis dizer no seu livro ”Investindo em Opções”, seria mais ou menos assim:

-Não espere por salário em suas operações na Bolsa, espere uma boa remuneração do que você tem aplicado na mesma.

Se o meu amigo investidor, dono do site, tivesse uma rentabilidade excelente em cinco anos como, por exemplo, MIL POR CENTO (1000%), ele seria famoso e seria reconhecido, mas mesmo assim ele dificilmente seria Milionário.

Sabem por que?
Para ser Milionário com uma rentabilidade de 1000%, o meu amigo deveria ter aproximadamente 91 mil reais aplicados na bolsa desde o início.
E há cinco anos atrás, os “noventa mil reais” tinham um poder de compra de 210 mil reais.

Veja:
Rentabilidade:
91000 x 1000 /100 =910000 de rentabilidade.
Como ele tinha antes, 91000 então, totalizou:
910000+91000 = 1001000

Mais de Um milhão de Reais .

Note que outros problemas existem, no decorrer de um investimento, como por exemplo, uma retirada simples, para uma compra de um imóvel ou outro fator gerador de despesa que atrapalharia a sua performance no decorrer do investimento.

Outro caso interessante é daquele investidor que posta no site com um ar de experiência que dá até medo, que faz com que todos acreditem que ele investe bem, mas que após um tempo, ele escreve:

– Eu ganho mais de 10% ao mês em média na bolsa!!!

PRONTO!
Não dá mais para acreditar nesse cara! Tudo que ele disse anteriormente foi por água abaixo.

Por quê?

Uma rentabilidade de 10% ao mês faz com que você fique Milionário em cinco anos, aplicando apenas 3 mil e quinhentos reais.

Ora, não é possível que nosso amigo investidor, experiente e sábio, tenha esse rendimento todo e esteja postando em um final de semana ensolarado em um blog na Internet. Na verdade, deveria estar em Búzios ou em algum lugar paradisíaco do Brasil, no final de semana, para depois voltar a operar nos dias convencionais.

O erro dele foi devido a total ausência do conhecimento do “Poder dos Juros Compostos”. Veja, como exemplo, esse simulador de juros compostos do “clube do pai rico”.

Coloque nos campos os valores:

simulacao-juros-compostos1Clique no botão “enviar” e veja quanto você teria em cinco anos sem precisar fazer nenhum aporte extra.

simulacao-juros-compostos2O que normalmente ocorre é que a maioria dos investidores busca rentabilidade acima do possível e ignoram o “poder dos juros compostos” e “o poder de reaplicar seus lucros”, aumentando o seu risco e acabam devolvendo tudo ao mercado devido à ganância e desconhecimento.
É importante lembrar que não é impossível ter um rendimento na faixa dos 10% ao mês ou até acima dele investindo na Bolsa, porém, quando falamos de média de resultados, é mais difícil de acontecer, mas não impossível, é claro.
O relato é apenas uma forma do leitor entender como é importante o ganho consistente e constante e não um “super ganho qualquer”, mas não constante.
Lembrem-se, Warren Buffet ficou famoso e milionário com uma rentabilidade anual de 24,7 %.
Invistam com consciência. Respeite o poder dos juros compostos e o grau de risco de sua carteira.

Alexandre Mazzei é consultor da Moraes de Andrade e autor do livro: “Memórias de Um Operador de Home Broker”.

Memórias de Um Operador de Home Broker: Ações e OpçõesNota do Site:
3 Moedas
Memórias de Um Operador de Home Broker: Ações e Opções