Colunistas ||| Aproveitem as compras coletivas !

Há um bom tempo não escrevo aqui pro Clube. Mas com essa febre de compras coletivas assolando a internet brasileira, não pude deixar de escrever mais um post para comentar sobre elas.

Maravilhosos descontos vêm em nossas caixas postais quando nos cadastramos, ou não. Aquele irresistível 50% de desconto. Isso sim é educação financeira. Posso consumir e ainda economizar.

Temos que aproveitar as compras coletivas. Aproveitar. Quantas vezes você já não sentiu o irresistível apelo do desconto para obter aquilo que sempre sonhava. Nossa, uma massagem com isso e aquilo mais isso. Nossa, uma viagem pro Bahamas com clube de golfe incluído com 60% de desconto.

Façamos um raio-X. Você como um bom leitor do Clube já deve ter ouvido falar da noção de que quando pedimos o desconto à vista e ele aparece, é porque a margem de lucro da empresa já contava com “acréscimo adicional”. Então, pensando bem, teria isso alguma coisa a ver com a compra coletiva?

Ah, tá, você pode me dizer. Mas poxa, aquela viagem de transatlântico com 50% de desconto é imperdível, e é algo que eu queria mesmo fazer! E vem aquela sensação de que temos que aproveitar senão não vamos nunca encontrar uma oportunidade igual, e você claro aproveita e compra. Acaba que você, na “vida real”, está atolado de trabalho para fazer nos próximos 8 meses de validade da compra e acaba não tendo o tempo de usufruir da chance imperdível que você, esperto, não perdeu.

São casos e mais casos de pessoas que compram massagens, serviços em especial e deixam expirar. No caso dos produtos, pessoas compram produtos que não necessitam realmente somente porque está abaixo do preço esperado. É o caso daquele Xbox novo pra seu sobrinho que tem um Playstation 3 recém-ganho.

Qual a diferença do acima para você passar numa vitrina, ver aquela bicicleta ergométrica cheia de tecnologia com uma plaquinha de “Últimas Unidades, de 1.099,00 por 699,00”. Hum, últimas unidades. Hum, o máximo, finalmente queimarei uns quilinhos extras.  Hum, que descontão, imperdível mesmo.

Diferença nenhuma. Chama-se comportamento por impulso. Compra-se o que não necessita porque tem condições interessantes. Quase certeza que sua barata bicicleta vai se tornar um cabide depois de uns meses, se tudo isso.

Bom, você já deve ter percebido qual o ponto que quero chegar. O ponto é que a compra coletiva e seu conceito é maravilhoso. Mas é apenas especialmente uma jogada de marketing para aumentar a compra por impulso. Desgastados que estão os métodos de merchandising no ponto de venda, e estando aí as maravilhas que a tecnologia pode proporcionar, nossos amigos marketeiros inventaram mais uma ferramenta para vender seus produtos.

Você pode ser uma pessoa letrada financeiramente, ter controle de contas e tal. Mas uma ferramenta tão nova passa despercebida por ser apenas “mais do mesmo”.  E por essa razão que comecei esse post incitando você a aproveitar a compra coletiva.

Aproveite essa nova onda para recapitular seu controle emocional para esse novo instrumento de marketing. Com isso você vai desperdiçar muito menos do seu dinheirinho comprando coisas inúteis e vai poder aplicar no seu futuro e no da sua família, fazendo investimento em ações a longo prazo, contribuindo mais com sua aposentadoria, ou até mesmo investindo mais em seu bem estar (quem sabe uma academia?) do que naquela famigerada, “barata” e inutilizada bicicleta.

Saulo Venâncio é empresário, investidor, formado em Tecnologia em Administração de Empresas, graduando em Engenharia de Controle e Automação e amante das finanças pessoais e comportamentais.