Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Colunistas ||| Mente investidora, você tem a sua ?

É com imensa satisfação que início minha história aqui no Clube do Pai Rico nessa parceria com nosso amigo Zé, vindo falar para vocês de assuntos relacionados a educação financeira, mais especificamente a psicologia financeira e finanças comportamentais.

Nesse primeiro post, gostaria que todos fizéssemos uma análise de nossos pensamentos. Você tem uma mente investidora ? Há alguns posts o Zé já comentava sobre o que é o dinheiro e nos levava a refletir o que seria dinheiro para nós.

Para alguns o dinheiro pode ser liberdade, para outros, status, para outros carinho, não importa, todos temos nossa própria significação. Você sabe o que ele é para você ?
Em muitos momentos nos pegamos bloqueados em nossa vida financeira, travados, desesperançosos, e por mais que queiramos e tentemos não descobrimos o porque de estarmos assim. Nossa vida pode andar às mil maravilhas, pode tudo ocorrer naturalmente, mas sempre parece que falta algo mais. Seria dinheiro ?

Pode acreditar que não !! Mais do que muito dinheiro no banco, o que mais precisamos é de uma motivação principal, uma razão, um porquê. Quando você sabe e tem uma razão fortemente enraizada dentro de você, todas as barreiras caem por terra facilmente.

As dificuldades do dia anterior começam a se tornar oportunidades. Os problemas começam a se tornar soluções, oportunidades de aprendizados, evolução pessoal. As pessoas que antes eram apenas mais uma podem vir a se tornar suas parceiras de negócio, de investimento, de passeio, de trabalho, do que for.

No caminho para independência financeira, muitas vezes nos perdemos na vasta imensidão de técnicas. E falar de informação então ? Somente a internet tem bilhões de sites com mais informação do que qualquer um pode suportar. Se tanto está a nós disponível, o que falta então para alcançarmos o verdadeiro sucesso ? FOCO !! Isso mesmo, foco nos nossos desejos, foco nos nossos valores, nos nossos ideais, no que é realmente importante para nós. Uma questão de prioridades, de escolher aquilo que você vai consumir (um ovo ou uma barra de chocolate ?, economizar ou ceder ao impulso de comprar o desnecessário ?), de relacionar o que é mais importante para você em sua vida.

Retornando ao tema desse post, eu faço a pergunta: você sabe realmente qual o verdadeiro significado do dinheiro pra você na sua vida?

Peço que pare a leitura deste post e anote o significado para você do dinheiro. Com certeza ele te acompanhará no caminho em toda sua vida. Ou pode ser mudado por você a seu bel prazer… Sim, você pode mudar a sua interpretação do que é o dinheiro e a intenção desses posts é levar você a isso.

Na série de posts que estou iniciando irei fazer você reavaliar sua mente financeira e ensinar a mudá-la. O restante é com você. Muito sucesso e até o próximo post.

Saulo Venâncio é empresário, investidor, formado em Tecnologia em Administração de Empresas, graduando em Engenharia de Controle e Automação e amante das finanças pessoais e comportamentais.