Clube do Pai Rico

Com 42 anos e U$25 mil em dívida no cartão … Como irei me aposentar ?

O que você faria se já tivesse passado dos 40, com uma dívida consideravelmente alta no cartão de crédito, morando fora do país por 10 anos e prestes a retornar, sem ter conseguido acumular nenhum patrimônio ?

Apenas neste momento você parou para pensar em sua aposentadoria. O que fazer para garantir uma velhice tranquila e quem sabe confortável ? Quais são as alternativas que você teria ? Contribuir no teto do INSS ? Mirar uma Previdência Privada ? “Apostar na sorte” e tentar obter a grana na Bolsa ?

O problema é que o tempo é curto e qualquer erro pode trazer consequências nada agradáveis. Além disso, ainda existe a dívida com o cartão de crédito … O que fazer ?

Esse foi o dilema enfrentado por Fábio Alves e que serviu de referência para o livro “Me acorde quando eu estiver rico !“.

Uma discussão interessante sobre as diversas alternativas de investimento, quais as mais (e as menos) indicadas para quem tem o propósito de se aposentar, sobre a validade de se comprar o próprio imóvel, sobre os valores a serem acumulados para conseguir se aposentar e obter a quantia desejada, sobre como as pessoas encaram as diferentes decisões que tomamos ao longo de nossa vida. Tudo de uma forma simples e realista. 🙂

Como se não bastasse a “arrancada tardia” para o início do plano de aposentadoria, como fazer para quitar a dívida com o cartão ? Por um lado uma dívida em dólares … Do outro uma dívida corrigida por juros infinitamente inferiores aos nossos. Do que abrir mão para que houvesse uma sobra de capital para o pagamento das faturas ?

Abrir mão do cafezinho ? Das viagens ? Das idas ao restaurante ? Onde cortar ?

É engraçado quando percebemos que mesmo quem vivia a realidade americana, com salários mais interessantes do que os nossos, continua enfrentando o mesmo tipo de problemas que todo e qualquer brasileiro encara diariamente. Além disso, vermos como viver na cidade que nunca dorme acaba transformando as pessoas e acaba despertando um lado consumidor que muitos tentam controlar …

Temas interessantes e realistas são abordados no livro, apresentando um ponto de vista que não lembro de ter visto em nenhum outro até então. Ele não foca nos investimentos necessários para chegar lá. Prefere conversar sobre como e porquê chegar lá.

O mais importante é ver que com um pouco de reflexão e cuidado, encontramos solução para tudo. 😀

Claro … talvez seja preciso deixar de lado algo que seja realmente importante para você. Mas, será que é realmente tão importante ? Ou ainda … Será que é mais importante do que uma chance de uma vida mais tranquila e confortável ? (ao menos financeiramente falando)

Abraçar as oportunidades e encarar os problemas de frente. Não existe outra forma de preparamos o nosso futuro.

Caso você esteja enfrentando problema parecido neste momento, indico a leitura. “Me acorde quando eu estiver rico !” pode ser a ajuda que estava te faltando. 😉

 

Descobrindo a bitcoin

Nota do Site:
5 Moedas

Me acorde quando eu estiver rico !
Fábio Alves

Editora: Alta Books
Ano: 2017
Edição: 1
Número de páginas: 256
Acabamento: Brochura
Formato: Médio