Clube do Pai Rico

Como anda o sell in may and go away em 2020 ? (maio)

Pronto: +8,57% para o mês de maio. “Viu, sell in may and go away é balela !!”

É, isso foi o que eu mais vi sendo dito lá no Twitter nos últimos dias da semana passada. Muita gente decretando a falha do evento de calendário, com apenas o primeiro passo dele tendo ocorrido. Sim, apenas o primeiro ! A “regra” do sell in may diz que é para sair em maio e voltar apenas em outubro. É isso que é levado em consideração nas estatísticas.

O que acontece, é que nos últimos muitos anos, maio foi um mês de queda para o Ibovespa. Com isso, muita gente “confundiu” as coisas e decretou que o sell in may é apenas o mês de maio e ponto final. Ano passado, e agora 2020, marcaram pontos negativos para a regra do mês de maio isolado …

Ainda é MUITO cedo para se falar qualquer coisa. Como eu disse, o acompanhamento termina apenas em outubro. Mas a galera se empolgou com essa puxada de maio para comemorar, antecipadamente, o velório da estratégia.

Ok, pode ser que confirme … Mas ainda não é possível dizer que morreu.

Bom, vamos dar uma olhada nas condições do mercado ?

Lembrando que o nosso ponto de partida é na marca de 80.506 pontos.

IFR relativamente esticado. Além disso, estamos bem próximos do objetivo do pivot de alta, na região dos 90 mil pontos. Será que vamos lá na mosca, ou só a proximidade já foi o suficiente ?

No semanal o IFR está alto, mas ainda não “esticado”. O que mais me chama a atenção no gráfico semanal é o fato de termos superado a média de 200 períodos (200 semanas) … Isso não é pouca coisa não …

Para você ter uma ideia, estávamos acima dela desde meados de 2016 … Perdemos com o Corona, e agora estamos fazendo a primeira tentativa de ficar acima dela. O que é algo perfeitamente natural. Mas lembra que eu gosto de ver um teste, antes de acreditar no rompimento ? Então … vamos ver se isso acontecerá, ou se vai simplesmente passar direto.

Não … isso não costuma acontecer.

Já no mensal não temos muitas pistas … Vemos apenas a recuperação da forte queda. 😀

Ficaremos de olho para ver se quem decretou a morte do sell in may (antecipadamente) acertou, ou se apenas comemorou antes da hora … 😉