Clube do Pai Rico

Como bater o Tesouro SELIC ?

Essa é a pergunta do momento para muitos participantes do mercado.

Todos querem saber como conseguir obter um retorno superior ao apresentado pelo Tesouro SELIC. “Sabe como é, né Zé … 6,5% ao ano é dureza !!!

Claro que eu sei. Sou um dos que mais fala isso !! 😀

6,5% ao ano de retorno é dureza … Mas você estaria preparado para fazer o necessário para obter um rendimento superior ? Estaria pronto para bater o Tesouro SELIC ?

Quem tudo quer, nada tem

A coisa é relativamente simples: o Tesouro SELIC é hoje o investimento “sem risco” do mercado. É ele que vem sendo usado como baliza por um grande número de pessoas. Já vejo algumas até mesmo deixando de citar o CDI e usar o Tesouro SELIC como alvo a ser batido. 🙂

Se eu acho isso interessante ? Olha … acho ! É mais palpável para o investidor comum olhar para algo “físico”, que todos têm acesso, do que um número puro e simples como o CDI. Portanto, considero natural as pessoas terem como objetivo obter retornos acima do apresentado por ele. 😉

Bom, por ser um investimento sem risco … ele acaba sendo o ponto de partida. Lembra daquela máxima ? “O lucro é proporcional ao risco” ? Pois então …

Não tem como você querer encontrar algo que renda muito, apresentando o mesmo nível de risco. Ou tem ?

Sim, tem. Só que para aumentar o lucro, você precisará abrir mão de algo …

Se aceitar abrir mão da liquidez, por exemplo, você poderia comprar Tesouro IPCA !

Se aceitar ficar com o dinheiro preso no investimento até 2024, pode comprar um que vai te entregar IPCA + 4,16% ao ano ! (assumindo que a projeção para 2019 seja de 4,5% para o IPCA, obteria um retorno de 8,66% !)

Se você aceitar ficar um pouco mais de tempo, até 2035, por exemplo, poderia obter IPCA + 4,53% ! (seguindo a lógica anterior, 9,03% no ano)

Só que como eu disse, você ficaria com o dinheiro “preso” no investimento. Não é literalmente preso, por isso as aspas … Mas se você for vender, terá que se adequar às condições de mercado no momento da venda. E isso pode se traduzir em uma perda do capital investido.

Lembra ? Você abriu mão da liquidez por um prêmio maior ..

Agora, se você aceitar um pouco mais de risco, poderia inserir um pouco de renda variável na carteira. Sejam Ações, FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário), câmbio, etc etc etc.

Poderia ir para algum investimento de renda fixa também. Com liquidez e tudo. Só que dai precisaria ser de um banco menor (mais arriscado que os títulos do Tesouro ou de um investimento em renda fixa de um bancão, mas ainda protegido pelo FGC), ou de uma empresa que lançou seus títulos no mercado.

Mas, infelizmente, com liquidez, isenção de risco, baixo capital, facilidade, etc etc etc, é o Tesouro SELIC mesmo.

Não tem mágica ! Você não tem como querer um investimento que apresente as mesmas características, oferecendo um retorno maior.

Você precisa abrir mão de alguma coisa.

Você precisa abandonar algo … Nem que seja a sua zona de conforto !

Por exemplo, venho insistindo há mais de ano que é preciso injetar ao menos uma parcela de “risco” na carteira. Você precisa destinar parte do seu capital ao investimento em Bolsa. O que você fez neste sentido ?

Já alocou algum capital lá ? Já ao menos sabe como fazer isso ? Foi atrás de informação e conhecimento para tal ? Já ofereci e volto a oferecer a minha ajuda neste sentido através do Minha 1x na Bolsa.

Quer bater o Tesouro SELIC ? Sim, existe como !! Você só precisará abrir mão da liquidez, aceitar um pouco de risco, ou simplesmente abandonar a zona de conforto … Você escolhe aquilo que considera melhor, que acha mais fácil.

Só não pode continuar achando que conseguirá os já saudosos 1% ao mês, sem fazer nada para “merecer” isso. 😉

Mas me diga: o que você já fez para conseguir recuperar parte dos rendimentos “perdidos” por conta da queda na taxa de juros ?