Clube do Pai Rico

Como lidar com pessoas difíceis ?

Que atire a primeira pedra quem nunca se incomodou em seu recinto de trabalho. Seja em relação a assuntos do próprio trabalho, ou de caráter pessoal … A convivência com outras pessoas exige que saibamos lidar com esse tipo de coisa. Precisamos saber que cada individuo tem um tipo de temperamento, um perfil específico. Uns mais fechados, outros mais “abertos”. Uns mais brincalhões, outros mais irritadiços. Uns mais colaborativos, outros mais individualistas …

Cada um é cada um e ponto final. No ambiente de trabalho é onde as coisas costumam complicar um pouco mais, devido a “mistura” de elementos. Cada um com algo a contribuir, oferecendo seus pontos de vista (diferentes) para cada evento ou situação vivida pela empresa.

Quem nunca participou de uma discussão mais acalorada com os companheiros de trabalho sobre um determinado assunto que empacava a pauta do dia, da semana, do mês ? Discussões são saudáveis, mas só quando são levadas por pessoas que têm noção de até onde a coisa pode ir antes de perder a linha. Discussões mudam rapidamente para brigas, e brigas … você imagina o quão ruim elas são para um ambiente produtivo. 🙁

Quem são as pessoas difíceis ?

Elas podem ter diversas características, mas na maioria das vezes são aquelas que fazem brincadeiras na hora errada. Ou então aquelas que NUNCA aceitam qualquer tipo de brincadeira. Podem ser aquelas que defendem suas opiniões até a última gota de sangue, que entram em uma briga até mesmo por causa da posição em que você deixa a caneta em cima da sua mesa. São aquelas que não sabem se portar diante de um cliente importante, parecem estar lidando com os amigos de bar …

Pessoas difíceis são aquelas que são o que são e não abrem mão disso. Preferem iniciar a WW3 a ceder uma virgula. São aquelas que falam mais do que deviam, e que provavelmente se orgulha disso. Acham que falar o que pensam é uma virtude, mesmo que o seja dito venha a ferir alguém.

Em suma: pessoas difíceis são aquelas que aparentemente não conseguiram desenvolver a capacidade de conviver em grupos.

Claro que estas características também aparecem em seus relacionamentos pessoais. Família e amigos sentem na pele … Mas podem ir e vir quando bem entendem. E como já é possível de se imaginar, o mesmo não costuma acontecer em uma empresa … Você pode sair quando bem lhe entende. Mas PODE sair quando bem lhe entende ? Acredito que nem todos tenham tanta liberdade assim.

Como lidar com pessoas difíceis ?

Para ajudar nessa batalha, inúmeros textos já foram escritos sobre o tema. E a Harvard Business School reuniu alguns deles no livro “Lidando com pessoas difíceis”. Vários textos. Vários autores. Várias opiniões …

Como lidar com pessoas difíceis ?

Deixe elas de lado. Mas converse com elas. Só que não converse com elas. Defenda o seu grupo. Mas não se intrometa na vida desta pessoa. Ou então intrometa-se. Mas sem incomodá-la … Tome partido, sem tomar. Não escolha o lado “certo”, mas escolha. Não dê preferência a alguém da sua equipe, mas beneficie os mais importantes sem beneficiá-los …

😯

Ficou sem entender nada ? Confesso que eu também me senti assim após a conclusão da leitura … 🙁

Como disse, o livro reúne diversos textos de diversos autores. Cada um com um ponto de vista. Cada um defendendo o seu ponto de vista. Cada um dando o seu pitaco … É, cada texto fala uma coisa, que acaba indo de encontro ao que você tinha acabado de ler …

Sim, você conclui a leitura sem conseguir concluir nada. Quem está certo ? Quem está errado ? Os superiores devem intervir nas situações mais complicadas ? Em qual dos lados ? Defendendo quem ? Defendendo alguém ? Quem ? O que ? Quando ? Como ? Hein ?

É … Terminei sem conseguir concluir nada. Lembra ? 🙄

Escolha um lado e siga esta linha

Acredito que esta seja a melhor estratégia para estes casos. Escolha uma lado na batalha: o da sua empresa, e permaneça nele até o fim da guerra.

Infelizmente não podemos pensar muito nas nossas convicções neste tipo de situação. Quando estamos representando uma empresa, é nela que devemos pensar. É com base no valores dela que devemos agir.

Quando as pessoas que lá trabalham começam a criar algum tipo de confusão, você precisa analisar a situação com o olhar da empresa. Não é com o seu, nem com o dos envolvidos. Você precisa defender a instituição e seus valores. São eles que te guiarão em mais esta batalha.

Veio do livro ? Não … é assim que eu sempre pensei. 🙂

Você precisa encarar o problema com o olhar de quem pensa “na empresa”. Qual dos envolvidos está certo ? Qual das opiniões visa beneficiar a empresa, mas tendo em mente as políticas e objetivos da empresa. Sim, eles servirão como base em suas decisões. Afinal de contas, em alguns casos os dois lados podem estar defendendo a empresa. Não ? O problema é que algumas vezes a estratégia que um pretende adotar não vai em linha com o que a empresa prega e deseja.

Não pender para nenhum dos lados ? Como não ? Você obrigatoriamente precisará tomar uma posição. E ao fazer isso, precisará escolher um dos lados …

Sabe aquele velho ditado: “Amigos, amigos, negócios à parte” ? Pois então … Nesta situação você precisa defender o seu negócio. Se der preferência pela defesa do amigo, estará atuando contra a sua empresa …

Claro que certas discussões precisam ser relevadas. Como disse, elas são importantes para o crescimento da equipe e do negócio como um todo. Normalmente elas surgem do desejo dos participantes de fazer o melhor para uma determinada situação. Mas … para tudo tem um limite. Identificar ele é que é o problema na maioria das vezes.

E então, concluiu alguma coisa com base nesse texto ? Não ? … Pois bem … seja bem-vindo ! 😉

Que tal você compartilhar sua opinião sobre o assunto ali nos comentários ? 😀

 

Lidando com pessoas difíceis

Nota do Site:
3 Moedas

Lidando com pessoas difíceis
Harvard Business School

Editora: Elsevier
Ano: 2007
Edição: 1
Número de páginas: 148
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

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