Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Coronavírus: Como pausar o pagamento das prestações do financiamento imobiliário da Caixa ?

Nos últimos dias temos visto uma série de medidas sendo anunciadas, na tentativa de aliviar o orçamento doméstico e das empresas, por conta da quarentena gerada pelo coronavírus. “Todos” trancados em casa, sem a possibilidade de trabalhar e produzir, e, consequentemente, faturar …

Se você olhar para o orçamento doméstico de muitas famílias, verá que o financiamento imobiliário é responsável por uma grande fatia dos gastos delas. Como manter as parcelas em dia, com um cenário de confinamento prolongado se desenhando ? Pensando nisso, os bancos apresentaram uma proposta interessante, e que pode ajudar bastante. 🙂

Foi anunciada a possibilidade de adiamento do pagamento das parcelas. Uma pausa por assim dizer. 😉

Os 5 grandes bancos (Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú) anunciaram algumas medidas em relação ao adiamento do pagamento de parcelas dos financiamentos com eles adquiridos, apenas o BB ficou de fora da linha dos imobiliários … 🙄

Mas acredito que a grande maioria da população faça uso do financiamento da Caixa. Não é mesmo ?

Como pausar o pagamento das parcelas da Caixa ?

Existem duas maneiras: através do app Habitação Caixa, disponível para iOs e Android, e dos telefones: 3004-1105 (capitais) e 0800 726 0505 (demais cidades).

Neste momento a Caixa está oferecendo uma suspensão da cobrança pelos próximos 90 dias. No app ainda é apresentado o período de 60 dias, pois o anúncio da ampliação foi feito ontem. 🙂

SIM ! Você poderá adiar, suspender, pausar, ou como quiser chamar, as próximas 3 parcelas do financiamento imobiliário. Uma GRANDE ajuda neste momento. Não é mesmo ?

No anúncio de ontem, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, informou que já estudam ampliar o prazo se necessário for. Dependerá de como as coisas andarão daqui para a frente …

Ainda segundo o presidente, quem solicitou a pausa por 60 dias, também será beneficiado pelo aumento para 90 dias, automaticamente.

Todos estão habilitados à solicitação de pausa ?

Não … Aqueles que estão usando o saldo do FGTS para o pagamento das prestações, não poderão solicitar o adiamento da cobrança.

A liberação da pausa ocorrerá em até 48h, mas de forma retroativa. Ou seja, se você pedir “hoje”, o seu pagamento for “amanhã”, e a liberação ocorreu apenas “depois de amanhã”, o seu pagamento será pausado também.

Ainda estou em busca de mais informações sobre a forma que esta pausa ocorrerá. Por exemplo: a cobrança dos seguros obrigatórios também serão pausados ? E as taxas de “tarifa de serviço” ? Ou será única e exclusivamente a prestação do financiamento propriamente dita ?

Uma outra dúvida: a cobrança será pausada, literalmente falando, ou apenas adiada ? Por exemplo, a parcela do mês de abril será cobrada em julho, sozinha, ou junto à parcela que vence no mês de julho ? (sim, isso não ficou claro pra mim …)

Assim que eu tiver estas respostas, ou outras novidades, faço uma atualização do texto. 😉

Mas me diga: você usará esse benefício ?