Clube do Pai Rico

Fomos promovidos a lixo ! \o/

Hoje é dia de comemorar meu povo, o Brasil foi promovido, no início da noite de ontem, a lixo (junk) pela Standard & Poors. Que maravilha ! Que felicidade ! Que sarcasmo !! 🙁

É meus amigos … O corte na nota, que já era dado como certo, mas esperado apenas para o final do ano, quem sabe para 2016, veio ontem e pegou muita gente de surpresa. Já era esperado pois os “custos” cobrados do Brasil aumentaram, chegando no nível de países que não tinham o tão desejado grau de investimento. Só não tínhamos ainda sido avisados oficialmente da mudança. E ela veio ontem …

Sabe aquela história de que o corno é sempre o último a saber ? Pois então … parece ter sido o nosso caso. Ao menos para o nosso governo “isso não era esperado“.

Mas o que muda para o país ?

Quase nada“, ao menos é isso que querem que você pense …

Encare da seguinte maneira: até ontem o país tinha fama de bom pagador (mesmo já tendo feito hgada em um passado não tão distante assim), de menino honrado, que cumpre com suas palavras e promessas. Agora ele se tornou, “de uma hora para a outra”, aquele menino mais velho, repetente, que senta no fundo da sala e só faz/fala besteira o tempo todo. Sabe ?

Deixaremos de ter acesso a uma fatia do dinheiro que circula mundialmente, que busca oportunidades de investimento em países que tentam se desenvolver. (sim, pois não dá para dizer que somos um país em desenvolvimento, ficamos patinando no mesmo lugar e nada muda …)

Muitos são os fundos de investimento que têm por regra investir apenas em países com grau de investimento. Seja em títulos públicos ou no mercado acionário deles. E para os títulos, caso coloquem ali alguma grana, o país (sem grau de investimento) precisará pagar taxas mais altas para atraí-los.

Justamente por isso o termo junk bond, um título podre, lixo, que poucos querem ter.

Tudo está perdido ?

Olha … ainda não. Mas acredito que seja apenas questão de tempo para que esteja.

Apenas a S&P cortou a nossa nota. Ainda restam a Moody´s e a Fitch, que devem fazer a mudança também. Alguns fundos trabalham com a seguinte regra: “ao menos 2 das 3 notas precisam ser grau de investimento para investirmos lá”. Enquanto for apenas a S&P nos resta esperança.

Mas você concorda que é apenas temporária, correto ?

Esteja preparado para vermos o dólar subir, ainda mais, e a manutenção das taxas de juros em níveis elevados por algum tempo … Estas serão algumas consequências diretas da nossa “promoção”.

A coisa está feia, ficará pior e poderá virar uma catástrofe se a China desandar e as taxas de juros americanas forem alteradas em breve …

Mas em Brasília, para a cúpula do planalto, isso não é problema algum. “Quem deve dar crédito para estas empresas, elas erraram em 2008” …