Livros ||| 30 dicas úteis para evitar a crise de caixa e recuperar sua empresa

Não encontrei forma diferente para começar os meus comentários sobre o livro “30 dicas úteis para evitar a crise de caixa e recuperar sua empresa“, de Luiz Kehrig: os paralelos que podemos traçar entre os problemas financeiros enfrentados por uma empresa, e os enfrentados por nós, pessoas físicas. Os primeiros capítulos/dicas, onde são apresentados os processos de “checkup“, onde a pessoa começa a identificar os problemas financeiros da empresa são exatamente os mesmos que os que usamos em nossas finanças pessoais. A descrição dos eventos e “efeitos” das origens dos problemas são impressionantemente idênticos.
Mas … será mesmo que é algo tão surpreendente ? Não ! Pense em sua vida pessoal e familiar como se fosse uma empresa. Agora expanda isso, aumente a proporção dos gastos, dos investimentos (aquisição de bens), dos seus eventos diários. Fez isso ? Não começam a se assemelhar aos de uma empresa de pequeno porte ? Aumente um pouco mais e o tamanho da sua empresa também acompanhará.
Sim, finanças são finanças e ponto final. Erros são erros e podem acontecer tanto no lado profissional, quanto no pessoal. Excessos acontecem dos dois lados. Por que não ?
Mas por que falar sobre isso ?
Simples: a leitura de um livro como este poderá lhe ajudar a colocar em ordem suas finanças pessoais também ! 😀
É um processo conjunto, especialmente quando tratamos de nossas empresas. Para sanarmos os problemas de cunho econômico de uma empresa, passaremos por mudanças para seus proprietários, especialmente em relação ao uso do dinheiro dela. Quem não conhece alguém que tenha um pequeno negócio, e que trate o dinheiro do caixa como se fosse uma expansão direta da sua carteira ? (e vice-versa)
Exageros de um lado certamente afetarão o outro. Dificilmente fugiremos disso.
Se você for mais atento, certamente perceberá que as grandes empresas, que normalmente não apresentam nenhum problema de ordem financeira, têm em seus altos níveis gerenciais, pessoas com uma forte base educacional financeira. E elas nada mais fazem do que trazer para o dia a dia da empresa suas “regras” e conceitos em relação às finanças.
Claro … ninguém está isento de chances de precisar enfrentar uma crise econômica (como a que vemos atualmente), mas normalmente, são as empresas que têm estas pessoas na gerência que conseguem encontrar uma “saída” de maneira mais rápida e eficaz.
E o livro ?
Muito interessante, especialmente pela forma direta com que os problemas (e sugestões de solução) são apresentados. Do jeito que eu gosto, sem enrolação, hehehe. 😉
São 30 aspectos importantes e que se bem observados, e respeitados, certamente lhe ajudarão a manter a saúde financeira da sua empresa em dia. Possivelmente sem nem mesmo precisarmos entrar na fase “crise”. 🙂
Definição correta dos pró-labores dos proprietários, a distinção entre o que é despesa pessoal e da empresa, práticas saudáveis em relação ao uso do dinheiro faturado por ela, etc etc etc. Coisas aparentemente simples, mas que muitos deixam de lado. Deixam de lado … por quê ? Normalmente o descontrole acontece quando as coisas começam a ir bem, muito bem. O dinheiro parece surgir “do nada”, e determinados gastos parecem ser tão pequenos em relação ao tamanho da empresa que acredita-se não influenciarem em suas atividades. De grão em grão a galinha enche o papo, mas basta um pequeno furo no saco da ração para vermos ela sumir ao longo do caminho com certa facilidade. 😀
![]() Nota do Site: | 30 dicas úteis para evitar a crise de caixa e recuperar sua empresa Luiz Kehrig Editora: Qualitymark |