Clube do Pai Rico

Livros ||| Análise de crédito e cobrança

Olha … depois de concluir essa leitura, e vendo tudo o que está acontecendo durante a pandemia, reforço uma conclusão que certamente não é só minha: no Brasil, conseguir crédito é quase um milagre … 🙁

São tantos os documentos exigidos, tantos comprovantes, tantas barreiras … que fica “fácil” entender o perrengue que pessoas e empresas passam na hora de obter crédito.

Ok … Uma análise bem feita, com o levantamento das reais condições de quem solicita o crédito, é fundamental para que consigamos “aliviar” os índices de inadimplência nacional. Afinal de contas, esse é o principal argumento dos bancos para cobrar as taxas de juros que cobram. Mas, se mesmo com tudo o que é verificado, as coisas são como são, é que existe algo de errado no sistema.

Uma coisa é importante separar: existem os que não conseguem pagar, e os que não querem pagar. É … Muita gente já pega o crédito de caso pensado, consciente de que não vai pagar e ponto final. Contam com a dívida “caducando”, ou que o valor é tão pequeno que não justificaria o esforço de quem vai cobrar.

Mas, de novo, com tudo o que costumam verificar, as coisas não deveriam ser como são.

No lado do golpe propriamente dito, levantar as informações, e conferir se são reais, é fundamental. Foi neste livro que eu vi aquela informação sobre o CPF ! 😀

Eles usam todas ferramentas disponíveis para descobrir se estão tentando dar um golpe, ou não. E a falsificação de documentos é uma das formas que os golpistas tentam atingir o seu objetivo. Então, uma série de informações e detalhes são verificados na hora de ver se aquele é um documento original, ou não. Como este:


É … É apenas um detalhe, mas que pode fazer a diferença entre a liberação de um crédito para um golpista, de um para quem precisa.

Claro … nem só de golpes se forma a lista de problemas de quem oferece crédito. A inadimplência, pura e simples, é o maior deles. Os motivos são os mais variados … Passando pela perda do emprego, um problema de saúde, ou o puro e simples descontrole financeiro das pessoas. Muita gente pega crédito por qualquer coisa ! (e aqui incluo o cartão de crédito) Com isso o peso das parcelas aumenta numa proporção que os recebimentos acabam não comportando.

Pode reparar, a regra do “o limite de comprometimento da renda é de 30% para o pagamento de linhas de crédito” existe basicamente na teoria. A pessoa pega crédito para comprar um imóvel, um carro, uma linha de crédito pessoal, o consignado, um cartão de crédito de cada loja que costuma fazer compras, um em cada banco que oferece … No final, todo o crédito disponível supera em MUITO a renda mensal dela.

Na hora de liberar um crédito, esse tipo de coisa é verificado. Um dos primeiros pontos é justamente ver se o orçamento da pessoa que está solicitando, comporta aquela parcela. Porém, 100% do que está disponível pra ela (e que ela já usa), pode ser impossível de ser levantado …

Neste ponto, a Educação Financeira é fundamental para auxiliar as pessoas a terem controle, respeitando o limite de até onde podem ir, e quando realmente se justifica solicitar uma linha de crédito. 😉

Eu, sinceramente, não sei se isso já não faz parte do planejamento de negócio de muitas empresas de crédito … Oferecer crédito para tudo e para todos, com as taxas elevadas como são, fazendo um triagem “leve” (mais na tentativa de impedir o acesso aos golpistas), pois no final das contas ainda sairão no lucro.

Sim … eu sei que a legislação brasileira não ajuda na hora de retomar aquilo que foi adquirido com o crédito concedido. Talvez isso ajudasse a reduzir bastante as taxas … Mas, será ?

Sobre o livro, ele foca justamente no lado do fornecedor de crédito. Apresenta pontos e ferramentas importantes para evitar (ou seria atrapalhar ?) a concessão de crédito aos clientes que poderão ter problemas na hora quitar o empréstimo. O que olhar, o que fazer, quais ferramentas usar. Como proceder na hora de recuperar um pagamento em aberto … Uma leitura bem interessante para quem é do meio, ou que gostaria de entender um pouco melhor como tudo isso funciona. 🙂

 

Nota do Site:
4 Moedas

Análise de crédito e cobrança
Renivaldo José Sebben

Editora: Novatec
Ano: 2020
Edição: 1
Número de páginas: 250
Acabamento: Brochura
Formato: Médio