Clube do Pai Rico

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Se existe um grupo de pessoas, que é capaz de prender a nossa atenção do momento em que entra no palco, até o fim da apresentação, é o de mágicos. 🙂

Não importa se você é um adulto, uma criança, um aborrecente … todos ficam lá, observando cada mínimo detalhe do show. Seja por estarem “enfeitiçados” pelos truques, seja para entender o que realmente está acontecendo. 😉

Do outro lado, te farei lembrar de um passado que talvez não seja o seu momento de maior orgulho. Lembra das apresentações de trabalho que você fazia em sala de aula ? 🙄

É … você (ao menos 99,9% das pessoas se identificarão) tremia feito vara verde, suava frio, se esquecia da fala, não prendia a atenção de ninguém que estava presente. Um misto de falta de preparo, de motivação, e até mesmo de interesse.

Corta para a fase adulta. Você precisando vender seu peixe, numa apresentação de negócios. O que mudou daquele moleque para hoje ?

Ao menos em relação às apresentações, não muita coisa. 🙁

Não somos incentivados, em nenhuma das etapas de formação, a trabalhar esse lado tão importante. Acabamos fazendo as coisas na base do “jeitão” mesmo. Mas … por que não tentar aprender técnicas de fazer isso de uma forma mais interessante ? Tanto para o espectador quanto para quem está lá na frente, apresentando ?

E, neste momento, faço a ligação entre a sala de aula e os mágicos. Que tal usarmos em nossas apresentações, alguns truques dos mágicos ? 😀

Não, não estou dizendo para você tirar um coelho da cartola na frente do seu chefe, ou pedir para ele escolher uma carta … Estou dizendo para usarmos os verdadeiros truques que eles usam em suas apresentações. Aqueles que fazem com que nós não pisquemos durante um show, que prestemos o máximo de atenção aquilo que vem sendo dito e feito.

Sim !! Que tal usar algumas das técnicas que os mágicos usam para prender a atenção do público, para nos ajudar na hora fazer uma apresentação ? Uma que fará sua audiência prestar atenção do início ao fim. Técnicas que te ajudarão a dar o recado que deseja, sem ficar nervoso, ou sem fazer metade dos participantes dormirem. 😉

Em “Apresentações Mágicas“, Nick Fitzherbert compartilha as principais técnicas que usa em seus show de mágica, e que ensina em seus treinamentos e apresentações. De mágica ? Não !!! Reuniões, cursos, palestras !! Ele é um coach nesta área ! 😀

Uma leitura interessante, que passa por todas as etapas de uma apresentação. Até mesmo dicas sobre o uso do Powerpoint foram dadas !! (como não podia deixar de ser … afinal essa é a principal ferramenta usada nas apresentações hoje em dia)

São 200 páginas de dicas e sugestões de como melhorar sua apresentação. Desde a parte técnica da coisa, até o lado preparação psicológica dela. Já pensou, fazer uma apresentação sem estar nervoso ?

Tudo gira em torno de 20 “regras da magia”, voltadas à apresentação propriamente dita.

#1 – O contexto para qualquer comunicação é determinado pelas expectativas e percepções que você desperta

#2 – Expectativas e percepções podem ser reforçadas ou diminuídas por Prestígio, Atmosfera & Ambiente e Desejo

#3 – A comunicação só se fixa realmente quado se baseia no que o público já sabe

#4 – O cérebro filtra a maioria das informações que recebe, deixando apenas o que considera importante

#5 – Atenção concentrada exige um ponto único de foco

#6 – A atenção se move da esquerda para a direita, e então se fixa à esquerda

#7 – O público vai olhar para onde você olhar, para onde você apontar e para onde os instruir a olhar

#8 – Curiosidade, movimento, som, contraste e tudo o que é novo ou diferente são amigos e inimigos. Todos têm o potencial de atrais atenção

#9 – Um ambiente mais amplo muitas vezes pode contribuir para a mensagem ou prejudicá-la

#10 – Cada elemento do seu conteúdo pode tanto contribuir para a mensagem quanto prejudicá-la

#11 – A atenção é mantida pela variação, o que reduz o tempo mental

#12 – Os sentidos oferecem cinco maneiras diferentes de alcançar o cérebro

#13 – As primeiras e as últimas palavras são mais lembradas

#14 – Afirmações negativas impedem a comunicação porque precisam ser desembaralhadas para o significado ser interpretado

#15 – Excesso de intimidade leva à “invisibilidade”

#16 – A sustentação do impacto depende da transferência de informações para a memória de longo prazo

#17 – Para ser convincente, primeiro você precisa convencer a si próprio

#18 – A franqueza pode minimizar as dúvidas, mas a ênfase exagerada pode aumentá-las

#19 – As pessoas confiam mais em algo que elas próprias criaram pra si

#20 – A reação das pessoas é influenciada pela de seus próximos

 

Sim, cada um desses itens é minuciosamente detalhado ao longo do livro. 😉

Uma pergunta …

Quando você precisa fazer uma apresentação, qual é o seu calcanhar de Aquiles ?

 

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Nota do Site:
5 Moedas

Apresentações Mágicas
Nick Fitzherbert

Editora: Negócio Editora
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 205
Acabamento: Brochura
Formato: Médio