Livros ||| Apresentações Mágicas
Se existe um grupo de pessoas, que é capaz de prender a nossa atenção do momento em que entra no palco, até o fim da apresentação, é o de mágicos. 🙂
Não importa se você é um adulto, uma criança, um aborrecente … todos ficam lá, observando cada mínimo detalhe do show. Seja por estarem “enfeitiçados” pelos truques, seja para entender o que realmente está acontecendo. 😉
Do outro lado, te farei lembrar de um passado que talvez não seja o seu momento de maior orgulho. Lembra das apresentações de trabalho que você fazia em sala de aula ? 🙄
É … você (ao menos 99,9% das pessoas se identificarão) tremia feito vara verde, suava frio, se esquecia da fala, não prendia a atenção de ninguém que estava presente. Um misto de falta de preparo, de motivação, e até mesmo de interesse.
Corta para a fase adulta. Você precisando vender seu peixe, numa apresentação de negócios. O que mudou daquele moleque para hoje ?
Ao menos em relação às apresentações, não muita coisa. 🙁
Não somos incentivados, em nenhuma das etapas de formação, a trabalhar esse lado tão importante. Acabamos fazendo as coisas na base do “jeitão” mesmo. Mas … por que não tentar aprender técnicas de fazer isso de uma forma mais interessante ? Tanto para o espectador quanto para quem está lá na frente, apresentando ?
E, neste momento, faço a ligação entre a sala de aula e os mágicos. Que tal usarmos em nossas apresentações, alguns truques dos mágicos ? 😀
Não, não estou dizendo para você tirar um coelho da cartola na frente do seu chefe, ou pedir para ele escolher uma carta … Estou dizendo para usarmos os verdadeiros truques que eles usam em suas apresentações. Aqueles que fazem com que nós não pisquemos durante um show, que prestemos o máximo de atenção aquilo que vem sendo dito e feito.
Sim !! Que tal usar algumas das técnicas que os mágicos usam para prender a atenção do público, para nos ajudar na hora fazer uma apresentação ? Uma que fará sua audiência prestar atenção do início ao fim. Técnicas que te ajudarão a dar o recado que deseja, sem ficar nervoso, ou sem fazer metade dos participantes dormirem. 😉
Em “Apresentações Mágicas“, Nick Fitzherbert compartilha as principais técnicas que usa em seus show de mágica, e que ensina em seus treinamentos e apresentações. De mágica ? Não !!! Reuniões, cursos, palestras !! Ele é um coach nesta área ! 😀
Uma leitura interessante, que passa por todas as etapas de uma apresentação. Até mesmo dicas sobre o uso do Powerpoint foram dadas !! (como não podia deixar de ser … afinal essa é a principal ferramenta usada nas apresentações hoje em dia)
São 200 páginas de dicas e sugestões de como melhorar sua apresentação. Desde a parte técnica da coisa, até o lado preparação psicológica dela. Já pensou, fazer uma apresentação sem estar nervoso ?
Tudo gira em torno de 20 “regras da magia”, voltadas à apresentação propriamente dita.
#1 – O contexto para qualquer comunicação é determinado pelas expectativas e percepções que você desperta
#2 – Expectativas e percepções podem ser reforçadas ou diminuídas por Prestígio, Atmosfera & Ambiente e Desejo
#3 – A comunicação só se fixa realmente quado se baseia no que o público já sabe
#4 – O cérebro filtra a maioria das informações que recebe, deixando apenas o que considera importante
#5 – Atenção concentrada exige um ponto único de foco
#6 – A atenção se move da esquerda para a direita, e então se fixa à esquerda
#7 – O público vai olhar para onde você olhar, para onde você apontar e para onde os instruir a olhar
#8 – Curiosidade, movimento, som, contraste e tudo o que é novo ou diferente são amigos e inimigos. Todos têm o potencial de atrais atenção
#9 – Um ambiente mais amplo muitas vezes pode contribuir para a mensagem ou prejudicá-la
#10 – Cada elemento do seu conteúdo pode tanto contribuir para a mensagem quanto prejudicá-la
#11 – A atenção é mantida pela variação, o que reduz o tempo mental
#12 – Os sentidos oferecem cinco maneiras diferentes de alcançar o cérebro
#13 – As primeiras e as últimas palavras são mais lembradas
#14 – Afirmações negativas impedem a comunicação porque precisam ser desembaralhadas para o significado ser interpretado
#15 – Excesso de intimidade leva à “invisibilidade”
#16 – A sustentação do impacto depende da transferência de informações para a memória de longo prazo
#17 – Para ser convincente, primeiro você precisa convencer a si próprio
#18 – A franqueza pode minimizar as dúvidas, mas a ênfase exagerada pode aumentá-las
#19 – As pessoas confiam mais em algo que elas próprias criaram pra si
#20 – A reação das pessoas é influenciada pela de seus próximos
Sim, cada um desses itens é minuciosamente detalhado ao longo do livro. 😉
Uma pergunta …
Quando você precisa fazer uma apresentação, qual é o seu calcanhar de Aquiles ?
![]() Nota do Site: | Apresentações Mágicas Nick Fitzherbert Editora: Negócio Editora |