Clube do Pai Rico

Livros ||| Júlio César CEO

julio cesar ceo girado pq

Não é de hoje que livros de especialistas na arte da guerra são usados por empresários, investidores, empreendedores, etc. É uma tentativa de poder aproveitar algum evento, tendo algum insight, das batalhas de grandes nomes, em suas decisões do dia a dia. Quem nunca leu o livro “A arte da Guerra“, do General chinês Sun Tzu ?

Durante muitos e muitos anos, as famosas frases do famoso General foram adotadas por executivos dos mais elevados escalões de empresas das mais variadas áreas de atuação. Toda e qualquer situação justificava uma comparação do momento atual com alguma passagem do livro. Virou uma febre na literatura empresarial. 🙂

Me espantava termos um exemplo tão usado, de uma cultura tão diferente quanto a nossa – a ocidental, sendo que tínhamos um tão grande quanto (ou até mesmo maior em diversos níveis de comparação) para estudarmos. O que Júlio César fez não foi pouca coisa não ! Foram várias as conquistas militares, que culminaram com a sua transformação em Imperador de Roma.

Na hora do tudo ou nada, é vida ou morte

Ok … Alguns dos eventos (e consequentemente exemplos) que poderíamos estudar e nos basearmos, são casos isolados e que não poderiam (ao menos não deveriam) ser transportados para a nossa realidade. Por quê ? Simples: numa guerra, é tudo uma questão de ficar vivo ou morrer. Você, na maioria das vezes, não encontra um meio termo.

Quer ver ? Em uma batalha, acuado, onde tudo apontava para a derrota de seu exército, houve uma última tentativa de atacar, com todas as forças, tentando sobreviver. Não havia alternativa. Se parassem de lutar, morriam. Se tentassem “tirar o time de campo”, morriam. Se fossem para cima do inimigo, talvez morreriam … Nesta situação, do tudo ou nada, obtiveram a vitória, numa virada impressionante.

Mas e se fosse uma empresa ? Se é identificado um evento que pode vir a trazer a quebra dela, existe a alternativa de cancelar o processo que vem criando tal possibilidade. A empresa não é obrigada a forçar a estratégia, a todo custo, para que aquilo dê certo – não importando o que seja feito. Há a alternativa do “recuar”, que em muitos casos de guerra não existe.

Este é o meu único “será que podemos adotar, tudo o que é falado, na vida real ?”.

De resto, a grande maioria dos acontecimentos podem ser trazidos para a vida empresarial, e até mesmo para o campo do Mercado Financeiro. Por que não ? (já pensou alguém usar a estratégia do “tudo ou nada” em uma estratégia que começa a dar errado ? Usar pode, e pode até dar certo … Mas é preferível garantir a sua sobrevivência, com algumas perdas, do que um full atack e sair do mercado, quebrado.)

Muitos paralelos com o Mercado Financeiro

O pior é que enquanto lia, muitas das passagens refletiam coisas que já vi acontecer no Mercado.

O treinamento do exército, a criação de estratégias de combate, a repetição até o ponto de que aquela estratégia surge naturalmente, durante a batalha, quando a necessidade exigir … Me fizeram lembrar de muita coisa que já aconteceu comigo na Bolsa. 🙂

Sei que o foco do livro é no meio empresarial, e acredito que a maioria dos exemplos sirva somente para isso. Mas me impressionei com os exemplos que se encaixavam perfeitamente à vida do investidor. 😉

Uma leitura que me agradou bastante, com fatos históricos e estratégicos, que certamente trouxe bastante conteúdo e conhecimento para mim. Se não trouxe conhecimento em certas ocasiões, serviu para reforçar coisas que “já sabia” e que muitas vezes nos passam desapercebidas.

 

Júlio César CEO

Nota do Site:
5 Moedas

Júlio César CEO
Alan Axelrod

Editora: Elsevier
Ano: 2013
Edição: 1
Número de páginas: 232
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no Submarino