Clube do Pai Rico

Livros ||| Lidando com a incerteza

É chegada a hora de tomar a decisão mais importante de sua vida (ao menos, até aquele momento, você a considera como tal) e muitas dúvidas e preocupações começam a povoar sua mente. O ser humano parece não ter sido criado para lidar com o que é incerto, a reação de cada indivíduo é diferente, uns conseguindo seguir adiante, enquanto outros, cercados pelo medo, parecem congelar …

E é normal … o poder da incerteza é imenso, o estrago que ela parece fazer em nossa alma é sem tamanho. Só quem passou pela experiência para relatar, de verdade, a força deste sentimento.

Você já precisou passar por uma encruzilhada, especialmente da área do trabalho/emprego, onde tinha que tomar a decisão de seguir adiante, rumo aos seus sonhos, aquilo que realmente gosta, ou se agarrar à segurança (virtual …) da situação atual, do emprego atual ? A mistura de sentimentos dentro da pessoa é enorme, acredito que se eu abrisse um dicionário que tivesse uma lista com todos os sentimentos que nós podemos demonstrar, a tomada de decisão em um caso desse traria para dentro deste indivíduo uma mistura completa de todos eles.

A decisão pode ser ainda mais difícil …

Mas se engana quem pensa que uma coisa complicada não possa ficar ainda pior. Existem os casos de pessoas que têm uma vida “normal” (como diria o Faustão), com empregos ditos normais, e que gostariam de partir para o lado “diferente” da vida. Gostariam de se tornar atletas profissionais, artistas, ou simplesmente uma profissão que – teoricamente – não seria bem aceita pelo grupo que os cerca.

Se já é complicado partir para uma empreitada individual, imagine uma que envolva formas “alternativas” de trabalho. O pior é que muitas vezes o problema nem é com a pessoa que está tomando com a decisão em si, mas sim a preocupação com o que os outros vão falar e pensar …

O sentimento que surge parece minar todas as forças do sujeito, que na maioria das vezes cede à pressão e mantém tudo como está … longe de ser feliz, mas agradando os outros.

Não, simplesmente falar que é uma situação complicada não faz com que você sinta a realidade da coisa. A briga interna (e o desgaste) é brutal, minando a pessoa por dentro.

Mas como lidar com a situação ? Como tomar a decisão correta num caso desses ? Como levar seu sonho adiante mesmo indo contra tudo e contra todos ? O lado psicológico e emocional (se é que podemos separar os dois) do indivíduo precisam de reforço, precisam do apoio – que não está sendo fornecido “por quem deveria”, que na maioria das vezes são as mesmas pessoas que atacam sua decisão e trazem ainda mais dúvidas em relação ao que é “melhor” para você -, mas de onde tirá-lo ?

Lidando com a incerteza

Acredite, existem formas de lidar com o problema, existem maneiras de repor toda essa energia (mental e física) que lhe foi tomada durante o processo decisório. Psicólogos ? Psiquiatras ? Não … a resposta está muito mais perto do que você imagina.

Atividades físicas e meditação, o que acha ? Sim, duas coisas tão simples e ao alcance de todos.

A atividade física lhe ajudará a repor determinados hormônios que se esgotaram durante o processo. Caso conheça alguém que tenha passado por um problema de stress ou de depressão, pergunte-lhe se o médico que lhe tratou não indicou atividades físicas para esta finalidade. Além disso a atividade “certa” lhe ajuda a “tirar” os seus pensamentos do problema, ao menos enquanto ela está sendo praticada.

A meditação pode ser feita de diversas formas, a principal finalidade dela é pelo relaxamento mental que o procedimento traz. Mas os benefícios não param por ai … dependendo do método de meditação adotado você pode ir mais longe, acessando memórias e emoções, presentes em sua mente, que poderão lhe ajudar na tomada de decisão, seja para trazer mais tranquilidade ou ajudar na decisão propriamente dita.

O livro “Lidando com a incerteza” (Novatec, 2013) traz ótimos conselhos (tanto no lado da tomada de decisão, quanto do lado “busca de conforto mental”) para quem está, ou deseja enfrentar este importante dilema. Já passei por situação parecida e confesso que as dicas apresentadas pelo autor foram semelhantes aos procedimentos que adotei para me ajudar naquele momento.

Mais do que indico a leitura ! 🙂

9788575221792
Nota do Site:
4 Moedas
Lidando com a incerteza
Jonathan Fields

Editora: Novatec
Ano: 2013
Edição: 1
Número de páginas: 208
Acabamento: Brochura
Formato: Médio