Clube do Pai Rico

Livros ||| Privilégio Exorbitante

Você alguma vez já parou para pensar em como o dólar se transformou na moeda mais importante do mundo ? Em como ela assumiu a liderança ? Em como ela se tornou sinônimo de segurança ? Ou pensava que isso acontecia desde sempre ? (não se esqueça que é uma moeda “jovem”, pouco mais de 200 anos)

O que veio antes ? A moeda forte ou o país forte ? (em termos de finanças e do poderio militar)

Sabia que antes de o dólar ser a moeda “universal” quem dava as cartas era a libra inglesa ? (que coincidentemente era o poder militar “do mundo” antes dos EUA)

Conhecer toda a história do dólar foi muito legal ! Ver a sua criação, as primeiras tentativas de assumir a liderança, até o momento em que realmente conseguiu. Ver os problemas que vêm ocorrendo desde que os olhos do mundo miram apenas uma direção … e foram vários os momentos de aperto.

Consegue imaginar em um concorrente ?

Você consegue imaginar que o mundo pare de falar a língua do dólar e passe a falar um novo idioma ? Apostaria em quem: Euro ? Yuan ? Ou uma 100% “mundial” … ?

É complicado pensar nisso, não é mesmo ? O Euro seria aposta “certa”, mas do jeito que as coisas estão lá na Europa … não coloco minha mão no fogo não … Yuan ? Teoricamente tem grandes chances de assumir a liderança, se traçarmos alguns paralelos EUA e China apresentam sinais parecidos hoje – China – em relação a “ontem” – EUA.

História !!

Mas o mais legal é que tudo é apresentado de uma forma muito interessante, praticamente uma aula de história ! Nada de economês (que foi uma das minhas reclamações do livro “Taxa de câmbio no Brasil“, e que poderia ter acontecido aqui também …), fatos históricos e mais fatos históricos !! 🙂

Não preciso nem dizer o quanto gostei, não é mesmo ? 😀

Mas o mais interessante mesmo é fazer a leitura tentando imaginar quem seria o substituto natural … (e eu já fazia antes de o livro abordar isso diretamente !)

Ah ! Já imaginou o Real sendo esta moeda mundial ? Segundo o autor isso é muito difícil … já se fosse uma regional … Sim, o Brasil é citado muitas e muitas vezes, na verdade ele é usado como o principal exemplo para termos uma moeda aceita mundialmente ! (os exportadores de café que o digam !)

Bom, melhor do que ficar falando e falando é você ler o livro também. 🙂

Ah ² !! O livro é atual, de verdade. Inclui muita coisa sobre a crise do subprime e a Europeia ! Então não é algo que ficou para trás … é tudo recente, em ponto de bala ! 😀

Nota do Site:

5 Moedas

Privilégio Exorbitante
Barry Eichengreen

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 216
Acabamento: Brochura
Formato: Médio