Clube do Pai Rico

Livros ||| Vida de profissional freelancer

vida de profissional freelancer girado pqO cenário ideal para muitos é: poder trabalhar com o que gosta, quando quiser, para quem quiser. Se quiser …

É uma utopia ? Para outros tantos, sim. Para alguns, realidade. Isso mesmo, existe um “pequeno” grupo de profissionais que se dá a esse luxo, que pode dizer de boca cheia “trabalho com o que gosto, quando quero, para quem quero, e se bobear ainda faço isso sentado numa cadeira de praia …” Esta poderia ser a descrição de um profissional que abriu mão de muita coisa (segurança de um emprego com carteira assinada e seus “direitos”, por exemplo) para viver um sonho de liberdade.

Freelancer, ao “pé da letra”, é aquele profissional que oferece seus serviços a quem interessar possa, sem ficar “preso” à empresa. Aquele profissional que trabalha com um contrato de serviço, com tempo determinado para terminar, ou atrelado à conclusão de uma atividade.

Muitos configuram a figura do freelancer com a do profissional autônomo (engenheiros, médicos, dentistas, advogados, etc), outros já ligam este profissional àquela pessoa que “vive de bicos”. #QuemNunca ? 😉

Mercado de trabalho em constante mudança

Não é novidade para ninguém que as empresas têm mudado sua forma de trabalhar nos últimos anos (mais do que se somarmos as últimas décadas), e presença da figura de um funcionário “temporário” é cada vez mais comum.

Que tal encontrar um livro que fale sobre este assunto ? Que tal um livro que possa auxiliar quem deseja se libertar das amarras da opressão e partir para o paraíso do reino da liberdade ? Afinal a descrição que apontei acima é praticamente à do paraíso, concorda ? 🙂

Pensei que isso tinha acontecido quando encontrei o “Vida de profissional freelancer” (Elsevier, 2013), mas me enganei … Ok, não foi uma completa e total perda de tempo, afinal existem alguns pontos interessantes que foram apontados no decorrer do livro. Mas sabe quando você parte para uma leitura esperando encontrar um tipo de conteúdo e recebe algo completamente diferente ? 🙁

Focaram muito nos “negócios virtuais”

A impressão que tive é que o público alvo do livro era um, mas que depois foi alterado para atingir um outro grupo. A experiência que a autora passa de sua carreira (onde orienta quem deseja mudar para este “mundo”) me parece ser muito boa, e é justamente nesta parte do livro que encontrei aqueles pontos que citei. Mas ficou parecendo que a vontade de apontar um mundo livre (em alguns momentos livre demais) para quem escolhe este caminho, falou mais alto.

Poder trabalhar na praia, num hotel na Tailândia, num café em Paris, num banco do Central Park … É possível ? Claro ! Mas a maioria dos exemplos que foram usados para ilustrar esta possibilidade foram de negócios virtuais, sites …

Foi um erro de tradução ? Não, pois sempre que ela dá exemplos de sua carreira, do que faz, como faz, onde faz, etc etc etc, vemos a figura tradicional do freelancer, podendo trabalhar no escritório ou à distância. Mas em muitos casos, lá estava o dono de site que pode aproveitar o tempo livre fazendo o que quiser …

Como disse, não foi uma perda de tempo ter lido este livro, pois realmente existem boas experiências sendo compartilhadas. Mas acho que o foco dele se desviou em uma passagem ou outra.

Se você pensa em se “converter” em um profissional do tipo, indico a leitura. Se você já é um profissional do tipo, indico a leitura. Mas já fique sabendo que nem todas as suas expectativas serão atendidas … 🙁

Facebook Marketing

Nota do Site:
3 Moedas

Vida de profissional freelancer
Marianne Cantwell

Editora: Elsevier
Ano: 2013
Edição: 1
Número de páginas: 248
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Compre seu livro no Submarino