Clube do Pai Rico

Não tenho dinheiro na conta, mas serei exercido em uma PUT. O que faço ?

Pergunta:

Tenho uma dúvida, hoje serei exercido em uma PUT que lancei antes do Carnaval. Tenho o dinheiro na conta para quitar o exercício e comprar as ações. Mas e se não tivesse, o que eu faria?

Resposta:

Opa ! Tudo certo João ?

Acredito que isso será algo que veremos acontecendo em peso hoje … Com a derretida que vimos no mercado, muitas e muitas posições vendidas em PUT serão engolidas pelo exercício. Por exemplo, PETR4 estava beirando os R$31 antes da queda. Sexta-feira, fechou em R$15,40 … Imagine a quantidade de séries existentes nesse intervalo e que serão exercidas.

E isso é apenas na PETR4 !

Sim, eu sei que muitos encerraram suas vendas. Sim, eu sei que muitos rolaram para a série P, que vence em abril, mas acredite … MUITOS serão exercidos hoje. MUITOS !!

Quem já estava preparado para a possibilidade de exercício, está tranquilo com o que pode vir a acontecer. Será exercido, comprará o ativo subjacente à Opção, colocará na carteira, e pronto. Tinha o dinheiro reservado para isso.

Agora, quem não estava com a grana …

Algumas pessoas estavam usando ações em garantia (CUIDADO !!! O risco de se fazer isso é gigante !! Leia e entenda: “Venda de opções (CALL e PUT) cobertas por ações“) e podem não ter o dinheiro para quitar o exercício. Outro grupo de risco são os que usam títulos do Tesouro Direto como margem em suas operações. O resgate de um título ocorre em D+1 … É, fica uma janela aberta.

O que acontecerá com quem não tiver dinheiro na conta ? Simples: a corretora poderá revender a ação comprada via exercício. Sim, a ação que você comprar no exercício, poderá ser vendida automaticamente pela sua corretora. Ficando você com o prejuízo entre o valor da compra e o da venda.

E o “pior” ? São várias as corretoras que fazem isso de forma 100% automática. Sim, mesmo se você tiver $$$ na conta para arcar com o exercício. 🙄

A minha sugestão é: você será exercido nas PUTs em que estava vendido ? Tem o dinheiro na conta ? Entre em contato com a sua corretora e informe que você quer ficar com as ações. Por telefone, por e-mail, de alguma forma que possa ficar registrado o seu desejo.

Lembrando que o exercício vai até às 13h. Mas por favor, não deixe para fazer isso ao final do prazo. Você tem 3h para fazer isso. (estou terminando o texto às 10h, hehehe)

Hoje, pelo visto, será um dia histórico em relação ao volume que veremos sendo exercido. 😯