Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

O X da questão

Gostaria de transformar o post de hoje numa bela discussão (de aprendizado) com os amigos de Clube.

Bom, a pergunta é: Não seria o Sr “X” (para bom entendedor apenas uma letra basta … ;)) apenas um ótimo vendedor ? E além disso, não seria – a sua fortuna – resultado do conhecimento das pessoas certas e caminhos a serem percorridos ?

Vamos às minhas observações:

1- O rápido crescimento da fortuna do Sr “X” aconteceu durante o último governo

Será que isso foi apenas “coincidência” ou tem alguma relação ?

Já faz um bom tempo, desde a crise de 2008, que o governo vem batendo de frente com a Vale e seus administradores. Chegou-se a cogitar na retirada do presidente, pois suas atitudes “iam contra os interesses nacionais”. Qual era o nome da pessoa que foi citado para substitui-lo ? Sr “X”. (como fariam isso não me pergunte …)

2- A maioria das empresas do grupo ainda “não saiu do papel”

Muitas empresas que formam o grupo do Sr “X” ainda não decolaram, praticamente existindo só em teoria. Algumas existem somente porque têm a licença de exploração de alguma coisa em algum lugar, dependendo do ramo onde atue. Mas isso não impediu que suas ações fossem lançadas a preço de ouro, ou melhor, mais caro que ele.

Na história das bolhas (papo que anda pegando fogo aqui no Clube nos últimos dias) temos exemplos de empresas que foram criadas somente para que suas ações fossem lançadas, sem nunca ter faturado nenhum centavo, e muitas nem saindo do papel. Isso aconteceu com uma das Companhias das Índias. (não lembro se Oriental ou Ocidental, tampouco de qual país – Inglaterra, França …)

A licença de exploração foi emitida, a empresa foi criada, suas ações foram lançadas, a correria foi grande, mas nunca fez dinheiro … virou pó.

3- Conhecer os caminhos e as pessoas certas

Todo mundo sabe que para se obter o sucesso são necessários vários fatores. Conhecer as pessoas certas e o caminho mais curto são alguns deles, na minha opinião pontos que fazem muita diferença.

Já percebeu como o dinheiro “jorra” na direção do Sr “X” quando ele precisa de um financiamento ? Vejam se outras empresas conseguem com tanta facilidade …

4- Ele virou Midas

Pô ! Tudo que o cara toca vira ouro e é o “melhor do melhor “?
(hehehe)

Querem até que ele compre o SBT do SS !!

Conclusões

Posso estar me precipitando … mas será que estou mesmo ? Será que as coisas são realmente como ele vende ? Na minha opinião é justamente isso … ele sabe vender muito bem suas ideias. Mas isso não é suficiente para que seja correto e duradouro …

Numa outra discussão sobre o tema o Sr “X” foi comparado com Warren Buffett (!!!). “Pois se as pessoas que acreditaram no início da sua carreira como investidor não tivessem “caído” no papo de vendedor dele, o que teria acontecido ?” Afinal ele somente vendeu a ideia de que poderia obter retornos superiores aos de mercado … não tinha nada de concreto, apenas uma ideia.

E então, você concorda ou discorda ? Tem algo a acrescentar ? Algo a corrigir ? Algo a comentar ? O espaço é de vocês !