Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Onde investir pequeno para o Colchão de Segurança ?

Pergunta:

Boa tarde Zé,

Uma honra poder ler suas matérias e ter a chance de poder aprimorar meus conhecimentos quanto a gestão financeira. Estou começando, no estilo formiga operária, a fazer meu resguardo próprio financeiro e literalmente começando a aprender como sair de baixo das asas dos pais, da melhor maneira possível… dando a cara a bater. Após assinar a newsletter do fórum comecei a me interessar mais pelos tópicos de economia e finanças. Sou filho de pais que possuem um faturamento mensal que dá para sobreviver nos dias de hoje, recebem pouco, bem como boa parte da população, mas o suficiente para termos uma vida \”saudável\”. Minha questão se faz no quesito para investimentos pequenos, já que comecei a me reeducar financeiramente para ter um condições de resguardar um % do salário (como tantas vezes instruído nos tópicos) e comecei a fazer meu \”colchão\”. Ainda tenho dúvidas para entender onde melhor deixar este dinheiro rendendo por menor que seja sua quantia. Recentemente (4 meses) fiz uma aplicação no CDB Plus do Itaú e tenho a impressão de não estar rendendo tanto quanto poderia em outras aplicações, este investimento de médio/longo prazo se faz vantajoso somente a partir de determinado período ou no meu caso compensa mais passar este investimento para outro tipo de carteira? Peço desculpas caso tenha usado alguma expressão errada. Como citei anteriormente ainda estou aprendendo a lidar com o assunto, assim como a linguística financeira.

Grato pela sua atenção,

Um abraço.

Viktor D. Luz

Resposta:

Bom dia Victor,

Um dos passos mais importantes da sua vida ! Parabéns !! 🙂

Tanto por “sair das asas dos pais” quanto por iniciar a formação do seu colchão de segurança. 😉

As alternativas disponíveis para quem vai começar devagar … um passo de cada vez … sem ter um orçamento “daqueles” são realmente mais escassas … Que rendam melhor então, praticamente uma raridade.

Por exemplo, o CDB que você escolheu, lhe renderá quanto ? Ele é PRE ou PÓS fixado ?

Normalmente os que são oferecidos pelos grandes bancos apresentam um retorno não tão interessante quanto gostaríamos que apresentasse … 🙁

Você chegou a cogitar/comparar com o investimento no Tesouro Direto ?

Se sim, olhou somente para o Tesouro SELIC. Correto ? Afinal de contas é somente nele que podemos aplicar a grana do colchão de segurança … O IPCA e o Prefixado apresentam um comportamento de renda variável e não são a melhor alternativa para quem precisa que o dinheiro esteja protegido deste tipo de coisa …

Não parece ser o seu caso, mas para quantias menores até mesmo a poupança pode ser uma alternativa para o colchão de segurança. Uma espécie de trampolim para investimentos mais interessantes. Mas uma ótima forma de guardar enquanto vai acumulando o capital necessário para as outras alternativas. Falei sobre isso no post “Contrariando a tudo e a todos, eu digo: USE a poupança !

O mais importante de tudo você parece já ter compreendido: comece pequeno, em alternativas que permitam que você invista a quantia que possui, mesmo que não apresente o melhor resultado do mundo … (mas sempre procurando entre as alternativas disponíveis aquela que mais lhe agrada para o tamanho do seu bolso)

Você começa pequeno, devagar, e conforme o bolo vai crescendo, parte rumo às alternativas mais atraentes, mais interessantes. 😉

Para o colchão de segurança o mais indicado é ficar nos investimentos de renda fixa. Lembre-se que liquidez e estabilidade são os itens mais importantes da equação neste momento.

Mas nada impede que você compare “entre os iguais” … 😀

Com o passar do tempo, e da carga de conhecimento adquirido, você vai percebendo que as decisões se tornam mais fáceis. As comparações mais simples e diretas. E os resultados melhores. É este o poder que a Educação tem sobre nós. 😉

Continue na trilha atual. Forme seu colchão de segurança com cuidado e atenção. Na hora que ele estiver completo, comece a analisar outras alternativas de investimento que renda mais (e que consequentemente terão um pouco mais de risco) para o dinheiro que ficará de fora dele.

Como você percebeu, indiquei uma série de textos nesta resposta. Indico que você os leia. Certamente lhe serão úteis. 🙂

Espero que tenha lhe ajudado. 😀

Abraços !