Clube do Pai Rico

Opção do tipo Europeia só pode ser exercida no dia do vencimento ?

Pergunta:

Uma dúvida: OPÇAO CALL VALEC498 STRIKE 49,80 COTADA 7,22 FECHAMENTO 24/01/2019. NO SITE DA B3 APARECE COMO EUROPEIA, ENTAO SE EU COMPRAR ESTA OPÇAO SOMENTE PODEREI EXERCER EM 18/03/2019, CORRETO??

Resposta:

Opa ! Tudo certo Fernando ? 🙂

Exato !! Essa é a diferença entre Opções americanas e europeias. 😉

Americanas: o exercício pode ocorrer a qualquer momento, tendo como limite o dia do vencimento, até às 13h.

Europeias: o exercício pode ocorrer apenas no dia do vencimento, até às 13h.

O calendário de vencimento das Opções !

Mas aqui cabe um lembrete muito importante. Exercer é diferente de negociar …

Sim, pode parecer algo básico, mas esta dúvida é comum a um grande número de investidores. Você não precisa esperar o vencimento daquela Opção para embolsar seus lucros, pois poderá fazer um encerramento da operação (seja compra, seja venda) na hora que quiser.

Como existe o evento do vencimento, do exercício de Opções, algumas pessoas acreditam que uma operação envolvendo-as só possa ser encerrado naquele momento. Não !! Você poderá encerrar sua operação a qualquer momento. Basta que exista liquidez para que isso ocorra. 😉

Então, sobre a tua dúvida em específico: sim, se você comprar a VALEC498, só poderá usar o seu direito de compra no dia do vencimento dela. Ou seja, somente no dia 18 de março de 2019.

Direitos e Obrigações de quem Compra ou Vende uma Opção

De uns tempos pra cá o mercado vem dando mais espaço às Opções Europeias. Elas trazem mais segurança para quem as lança. 😀

Espero ter te ajudado ! 😉

Abraços !