Clube do Pai Rico

Operar com o ouvido ligado no rádio …

Antigamente esta frase poderia fazer mais sentido … Mas o que importa é que você entenda o conceito, a ideia que pretendo passar através dela. Vamos lá ? 🙂

Os últimos pregões vêm sendo marcados por fortes movimentos de alta na bolsa brasileira. Altas explosivas, causadas por notícias com “poder de destruição” ainda maiores, vêm fazendo com que muitos investidores se perguntem: “Devo seguir a onda, ou isso já está perto do fim ?“.

Uma pergunta cada vez mais comum, com uma resposta pra lá de complicada …

Quem conseguiu aproveitar esta alta toda ?

Olha … Acredito que poucos são os que podem afirmar que aproveitaram esta puxada do início ao “fim” (que ainda não chegou). Muita gente vem comprando suas ações preferidas, em “promoção”, há tempos. Tudo vinha caindo. Tudo estava “muito barato”. Nada mais natural do que comprar o que lhe interessa a preços atraentes e justificáveis.

O problema é que isso já vinha acontecendo há várias semanas. Portanto, muita gente que vem comemorando a alta, comprou ainda no meio do processo de queda, deixando parte da explosão para o mercado.

Será que alguém conseguiu acertar no fiofó da mosca ? Possivelmente … Os muito sortudos talvez. 😉

Muito do que vimos nessa alta aconteceu “da noite pro dia”, foram notícias que ocorreram e que provocaram altas explosivas. Veja o caso da sexta-feira passada, dia 4. A abertura, após a notícia de que o lulla estava indo para a Polícia Federal, foi extremamente positiva. Para você ter ideia, a PETR4 abriu com 20% de alta ! Só pode aproveitar, completamente, quem estava comprado. É o tipo de movimento que não permite que o investidor que aguarda uma sinalização gráfica (por exemplo) participe da festa.

Um evento que ocorre com o mercado fechado, que impede que façamos nossas posições. Uma notícia bomba, que impulsiona as cotações. Mas que impede (muitas vezes) que quem opera as siga.

Operar com o ouvido ligado nas notícias é um complicador extra. Ainda mais atualmente … A qualquer momento surge algo novo que … BOOM !!! Explode o mercado pra cima.

Como aproveitar estes movimentos ?

Olha … Sinceramente ? Em determinados casos, o melhor a se fazer, caso você não esteja posicionado, é aproveitar o movimento, apenas de camarote. Você não conseguiu aproveitar a forte subida ? Foi causada por uma notícia explosiva ? Não tem problema … Novas oportunidades surgirão. Talvez não tão fortes, nem tão rápidas, quanto esta que você perdeu … Mas com um pouco mais de “consistência”. Sabe ?

Operar movimentos, como o atual, fortemente influenciados pelas notícias (para não dizer completamente), é arriscado e pode fazer mal a saúde do seu bolso. Pode ser um movimento que dure muitos dias … Mas também pode ser um movimento que esteja dando o seu último impulso, o último gás.

Este é o momento para ficar de olho, se você não conseguiu aproveitar a festa. É o momento para traçar, possíveis, estratégias de venda, tirando proveito de uma possível correção. Não gosta de operar na venda ? Não tem problema. Aguarde esta queda, que provavelmente virá (para corrigir a forte alta), para entrar no próximo passo de alta.

Operar esta alta, agora, por causa de uma notícia que você (e os demais participantes do mercado) ouviu, acaba sendo muito arriscado. Infelizmente é o tipo de movimento que beneficia, principalmente, os que já estavam posicionados.

Operar esta alta, agora, para “não perder o bonde da alegria”, é arriscado. É tentar tirar uma casquinha … de algo que pode estar com o prazo de validade perto do vencimento.

Claro que o surgimento de uma notícia durante o pregão tem um efeito diferente daquela que surge enquanto ele está fechado. Mas o efeito de “caça” à cotação é parecido. Até te dá mais oportunidades de aproveitar a consequência da notícia (alta ou baixa, tanto faz), mas permanece no risco.

Veja hoje, por exemplo. Muitos esperavam altas absurdas … Tinha gente falando em PETR4 abrindo com 20% de alta (por causa da denúncia de lulla e agregados por parte do promotor Cassio Conserino). O que aconteceu ? Abertura em alta, próxima a 2%.

Resumo da ópera:

Todo cuidado é pouco neste momento. Dê preferência por apenas observar, se está de fora. Se está dentro, ajuste seus pontos de saída.

As notícias dificilmente terão o mesmo poder explosivo das que vimos na semana passada. A não ser, é claro, que venha A notícia. 😀

Operar baseando-se apenas em notícias, é muito complicado. Ainda mais quando elas surgem com os mercados fechados … 😉

radio antigo