Clube do Pai Rico

Solicite o seu agora mesmo!

Como funciona o exercício de opções ?

Uma dúvida de grande parte dos investidores em Bolsa, que ainda não investem em opções, é em relação ao exercício das opções propriamente dito. Como funciona, porque alguém exerce, porque não exerce, quando é vantajoso, quando não é, quando ocorre …

Você já sabe as respostas para estas perguntas ? Se ainda não sabe, será um prazer lhe ajudar a elucidá-las. 😉

O que é o vencimento das opções ?

Uma das principais características das opções é em relação ao seu “prazo de validade”. Sim, as opções “morrem” e após isso deixam de existir em sua carteira.

O prazo limite é o vencimento da opção. É neste dia (a 3ª sexta-feira do mês) que os detentores, os titulares (os comprados em uma opção) devem decidir se irão, ou não, exercer seu direito adquirido através do contrato estabelecido no momento em que a opção foi negociada. Lembra ? O comprador tem o direito de escolher se vai, ou não, exercer a opção que tem em seu poder. Enquanto isso a pessoa que vendeu a opção (o lançador) tem o dever, a obrigação de acatar a decisão tomada por quem está comprado.

É no dia do vencimento que grande parte das operações são fechadas, ou apenas deixadas “para morrer”. (quando a opção virá pó, por exemplo)

Justamente por isso, o dia do vencimento de opções é marcado por uma intensificação da briga entre comprados e vendidos. 🙂

Quando é válido exercer ?

Quando a cotação da ação subjacente é condizente com o strike da opção que está em seu poder. Por exemplo, digamos que você tem em sua carteira uma opção do tipo CALL com strike em R$11,00 e que a ação atrelada a ela está sendo negociada no mercado por R$12,33. É o dia do vencimento e você precisa se decidir se vai ou não exercer o seu direito adquirido por conta da posse da opção.

O que você acha ? Claro que sim ! 🙂

Graças às mudanças das regras do exercício de Opções, o exercício ocorrerá automaticamente. (quando o strike da Opção que você estiver comprado estiver ITM !) Você só precisa entrar em contato com a sua corretora se não quiser exercer, é o “contrário” do que acontecia antes. 😉

Você irá adquirir a ação subjacente àquela opção, pelo preço de R$11,00 (o strike) por ação. 🙂

Quer manter estas ações em sua carteira ? Basta ter o valor disponível para a compra na sua conta em D+2.

Não quer manter as ações ? Pode fazer um “daytrade(que não é daytrade, saiba mais aqui): exerce a opção, comprando a ação e já a coloca a venda em seguida. Desta forma você lucraria R$1,33 por ação, sem as taxas de corretagem. 😉

Poderia ter vendido as opções antes do exercício propriamente dito ? (podemos negociar com as Opções que estão vencendo até 1h antes do final do pregão no dia do vencimento) Poderia … Mas vai que naquele momento a ação valia apenas R$10,80 e graças a um fato ocorrido durante a reta final é que aconteceu a forte valorização ?

Este é um dos motivos para muitos carregarem um “bilhete de loteria” para o vencimento em si.

Do outro lado, teríamos o mesmo exemplo da opção com strike nos R$11,00, porém sem a valorização do final do pregão. A ação chega ao fim do dia valendo R$10,80 e não passa disso. Em nenhum momento a cotação passa dos R$11,00 … Portanto, neste caso, você não tem motivos para exercer a sua opção.

Por que exercer, pagando R$11,00, se você pode encontrá-la no mercado por R$10,80 ? 😀

Não existe um motivo para isso. 😉

(ou melhor … até existe, mas isso é papo para outra hora)

Para saber se vale a pena, ou não, exercer, basta ver a cotação da ação subjacente e o strike da opção que você tem em carteira. Se o strike for inferior ao preço praticado pelo mercado, o exercício é válido. Se o strike for mais alto do que o preço apresentado no mercado, não se justifica o exercício. (importante: isso no exemplo que usamos, com uma CALL)

Claro, simplifiquei as contas … Deixei de fora os custos com corretagem, afinal eles variam de acordo com a sua corretora. E sim, você deve incluir nas contas para ver se vale a pena ou não exercer !! Some o custo de corretagem ao strike da opção. Esse valor precisa ser inferior ao valor apresentado pela ação no mercado.

E o valor que gastei com a compra da opção ?

Foi pro espaço … PLUFT !

Foi o preço que você pagou, foi o seu “sinal de entrada”, para entrar na operação, para fazer o contrato que lhe daria o direito de decidir se valeria a pena, ou não, adquirir a ação no dia do vencimento. 🙂

O tema te interessa ? Você tem vontade de investir com Opções ? Te convido a conhecer o Double PUT Double CALL, o meu curso de Opções ! Será um prazer lhe ajudar neste processo de aprendizado !! 😀

Aluguel de ações

Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !





Comentário: E então, rompeu ou não ?

Ontem testamos, mais uma vez, a região dos 107.500 pontos no Ibovespa.

Fechamos abaixo dela … Diferentemente do que aconteceu no 1º teste, no dia 17/11.

Mas será que já dá para passar a régua ?

Hoje, a zona de guerra poderá ser o próprio 107.500, com os 110k atuando como resistência. (sim, está distante …)

E com jogo do Brasil daqui a pouco, tudo é possível.

Sem contar que é sexta-feira, dia de … ? 🙄

 

Karina Amancio de Lima – aluna Minha 1x na Bolsa, do Double PUT Double CALL e do Golden Option

Conheça você também os cursos oferecidos aqui no Clube !! O “Minha primeira vez na Bolsa“, para quem quer começar a investir em ações com o pé direito, sem medo do desconhecido, e o “Double PUT Double CALL” para se aprofundar nos estudos sobre opções e de brinde conhecer o método operacional que uso para rentabilizar o meu patrimônio. 😉

Aluguel de ações

Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !





Comentário: 109k na tela …

Parece que vamos mesmo visitar o fundo da caixa.

107.500 pontos é onde se encontra o atual suporte. E graças à queda, 110k volta a ser a resistência. (a tal da zona de guerra)

Será que a aprovação (o 1º turno) da PEC fura teto influenciará de alguma forma ?

Fiquemos atentos !

 

Karina Amancio de Lima – aluna Minha 1x na Bolsa, do Double PUT Double CALL e do Golden Option

Conheça você também os cursos oferecidos aqui no Clube !! O “Minha primeira vez na Bolsa“, para quem quer começar a investir em ações com o pé direito, sem medo do desconhecido, e o “Double PUT Double CALL” para se aprofundar nos estudos sobre opções e de brinde conhecer o método operacional que uso para rentabilizar o meu patrimônio. 😉