Clube do Pai Rico

Solicite o seu agora mesmo!

A (falta de) estratégia do Tite para os pênaltis contra a Croácia …

Sim, eu vou falar sobre isso.

E sim, você vai ver que isso tem total ligação com os teus investimentos. 😉

Como que ele deixou o Neymar de fora ?

Esta foi a pergunta que praticamente todos se faziam naquele momento.

Brasil eliminado da Copa. Nos pênaltis. Com 2 cobranças falhas …

Sim, acontece. “Cobrança de pênaltis é uma caixinha de surpresas”, muitos diriam. E é mesmo. São tantos os fatores que influenciam a confirmação do gol, mas ignorar os fatos não pode ser … ignorado. 🙄

Na disputa de pênaltis, contra a Croácia, que valia a vaga para a semifinal da Copa do Qatar, o técnico Tite havia determinado que Neymar bateria o 5º pênalti. O último e mais importante. (segundo ele)

Por conta disso, a pressão é maior. Aumentando desta forma as chances de erro. Ao menos foi o que ele disse …

Muitos diriam que justamente pela capacidade do jogador, deveria ser colocado para a 1ª cobrança. Acertando, traria mais tranquilidade e segurança para os que viessem em seguida.

É meu amigo … Na hora do pega pra capar, a coisa é mais complicada mesmo. 🙂

Sim, concordo que faz todo o sentido pensar desta forma. Mas também concordo que o peso do último batedor é realmente grande.

As duas opiniões têm validade. Se vai em 1º ou em 5º, depende da estratégia de quem organiza o time. Que neste caso, era o Tite.

Estratégia … Sempre ela. A ausência de uma estratégia é a causa da maioria dos erros e problemas que vemos ocorrendo em praticamente todas as áreas de atuação do ser humano.

Nem preciso falar o quão importante é, para quem investe em Bolsa. Não é mesmo ? 😉

Ok, o Tite tinha uma estratégia traçada. Excelente !

Ou não … ?

Sinceramente ? De verdade ? Não.

Como não, Zé !? O cara seria o 5º, sabíamos disso desde o início. Se a gente sabia, imagina eles …

Sim, ele havia determinado que o Neymar seria o 5º jogador da lista. Ele faria o 5º chute.

O 5º … Se viesse a existir o 5º

E é este o ponto centro do texto de hoje: um plano, uma estratégia, precisa englobar todos os possíveis cenários.

No seu plano de investimento, na estratégia que você usa para investir na Bolsa existem as regras sobre o que fazer caso a operação dê certo ? E as regras para caso dê errado ? E para o caso de não dar em nada ?

Pois então … No plano do Tite, Neymar seria o 5º jogador a bater. Na estratégia dele a 5ª cobrança era certa. Mas … com o erro do Rodrygo, e todos os outros jogadores acertando na sequência, um erro na 4º cobrança brasileira encerraria a nossa participação na Copa do Mundo.

A partir daquele momento, a 4ª cobrança passou a ser a última cobrança.

A partir daquele erro, a cobrança mais importante de todas passou a ser a 4ª …

Foi a falta de uma estratégia clara que tirou o Brasil da Copa. Sim, o Neymar também poderia ter errado a cobrança, mas naquela situação, a 4ª cobrança era a mais importante de todas. Se não confirmasse o gol naquela cobrança, não haveria uma 5ª.

Foi um erro do Tite, por não ter uma estratégia completa, que engloba todos os cenários e possibilidades, que tirou o Brasil da Copa.

Se ele tivesse cobrado a 4ª, e errado, não haveria um “erro” propriamente dito. (sim, poderíamos discutir se não era mais válido ter feito  1ª cobrança, como falei antes … mas não seria um erro estratégico tão básico quanto esse)

No mundo dos investimentos vejo muita gente errando coisa parecida.

Na maioria das vezes, percebo que as pessoas têm apenas um plano que diz: “compre tal ativo aqui e venda, com lucro, ali.” Muitos fazem parte da turma do “compre e torça” … 🙄

Tá, mas e se comprar e não for lá ? …

Tá, mas e se comprar e cair ? …

É assim que a grande maioria age. 🙁

Compram, torcem para subir, e assim seguem a operação. Quando não sobe, não sabem o que fazer em seguida. Depois de algum tempo perdem dinheiro e xingam o mercado …

Pode reparar: quem tem uma estratégia de verdade, que leva em consideração o “pode dar certo, pode dar errado e pode não dar em nada”, dificilmente joga a culpa para cima do cassinão. Na grande maioria das vezes, quem tem esta atitude, são justamente os que encaram o mercado como tal.

Portanto, confira se a tua estratégia atual tem regras claras de STOP. Pontos ou eventos de saída da operação. Ou o que te faria sair de uma posição em uma determinada empresa. Isso é fundamental para que você consiga ser bem-sucedido no Mercado no longo prazo. 🙂

E sim, o Double PUT Double CALL tem estas regras. Claras e de fácil implementação. Na verdade, é um dos grandes diferenciais da estratégia. 😉

Aluguel de ações

Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !





Comentário: E fechamos sexta-feira na marca do pênalti …

(que belo momento para lembrar disso, hein ?)

107.500 é a zona de guerra atual.

Se você é Touro, e quer que retomemos a alta, a recuperação desta região é imprescindível !

É o suporte da vez, é ali onde é para ter briga. Mas …

Mas … se furar, 106.200 é o último bastião de defesa. Se perdermos ele, o espaço está “livre” até a região dos 95 mil pontos ! 😯

Pois então …

Então, neste exato momento, temos a zona de guerra dos 107.500 pontos, o suporte nos 106.200 pontos e a resistência, já se distanciando um pouco, nos 113.750 pontos.

De novo: é Touro ? Torça pela manutenção dos 106.200

Uma ótima semana para todos ! 😀

 

Karina Amancio de Lima – aluna Minha 1x na Bolsa, do Double PUT Double CALL e do Golden Option

Conheça você também os cursos oferecidos aqui no Clube !! O “Minha primeira vez na Bolsa“, para quem quer começar a investir em ações com o pé direito, sem medo do desconhecido, e o “Double PUT Double CALL” para se aprofundar nos estudos sobre opções e de brinde conhecer o método operacional que uso para rentabilizar o meu patrimônio. 😉

Como funciona o exercício de opções ?

Uma dúvida de grande parte dos investidores em Bolsa, que ainda não investem em opções, é em relação ao exercício das opções propriamente dito. Como funciona, porque alguém exerce, porque não exerce, quando é vantajoso, quando não é, quando ocorre …

Você já sabe as respostas para estas perguntas ? Se ainda não sabe, será um prazer lhe ajudar a elucidá-las. 😉

O que é o vencimento das opções ?

Uma das principais características das opções é em relação ao seu “prazo de validade”. Sim, as opções “morrem” e após isso deixam de existir em sua carteira.

O prazo limite é o vencimento da opção. É neste dia (a 3ª sexta-feira do mês) que os detentores, os titulares (os comprados em uma opção) devem decidir se irão, ou não, exercer seu direito adquirido através do contrato estabelecido no momento em que a opção foi negociada. Lembra ? O comprador tem o direito de escolher se vai, ou não, exercer a opção que tem em seu poder. Enquanto isso a pessoa que vendeu a opção (o lançador) tem o dever, a obrigação de acatar a decisão tomada por quem está comprado.

É no dia do vencimento que grande parte das operações são fechadas, ou apenas deixadas “para morrer”. (quando a opção virá pó, por exemplo)

Justamente por isso, o dia do vencimento de opções é marcado por uma intensificação da briga entre comprados e vendidos. 🙂

Quando é válido exercer ?

Quando a cotação da ação subjacente é condizente com o strike da opção que está em seu poder. Por exemplo, digamos que você tem em sua carteira uma opção do tipo CALL com strike em R$11,00 e que a ação atrelada a ela está sendo negociada no mercado por R$12,33. É o dia do vencimento e você precisa se decidir se vai ou não exercer o seu direito adquirido por conta da posse da opção.

O que você acha ? Claro que sim ! 🙂

Graças às mudanças das regras do exercício de Opções, o exercício ocorrerá automaticamente. (quando o strike da Opção que você estiver comprado estiver ITM !) Você só precisa entrar em contato com a sua corretora se não quiser exercer, é o “contrário” do que acontecia antes. 😉

Você irá adquirir a ação subjacente àquela opção, pelo preço de R$11,00 (o strike) por ação. 🙂

Quer manter estas ações em sua carteira ? Basta ter o valor disponível para a compra na sua conta em D+2.

Não quer manter as ações ? Pode fazer um “daytrade(que não é daytrade, saiba mais aqui): exerce a opção, comprando a ação e já a coloca a venda em seguida. Desta forma você lucraria R$1,33 por ação, sem as taxas de corretagem. 😉

Poderia ter vendido as opções antes do exercício propriamente dito ? (podemos negociar com as Opções que estão vencendo até 1h antes do final do pregão no dia do vencimento) Poderia … Mas vai que naquele momento a ação valia apenas R$10,80 e graças a um fato ocorrido durante a reta final é que aconteceu a forte valorização ?

Este é um dos motivos para muitos carregarem um “bilhete de loteria” para o vencimento em si.

Do outro lado, teríamos o mesmo exemplo da opção com strike nos R$11,00, porém sem a valorização do final do pregão. A ação chega ao fim do dia valendo R$10,80 e não passa disso. Em nenhum momento a cotação passa dos R$11,00 … Portanto, neste caso, você não tem motivos para exercer a sua opção.

Por que exercer, pagando R$11,00, se você pode encontrá-la no mercado por R$10,80 ? 😀

Não existe um motivo para isso. 😉

(ou melhor … até existe, mas isso é papo para outra hora)

Para saber se vale a pena, ou não, exercer, basta ver a cotação da ação subjacente e o strike da opção que você tem em carteira. Se o strike for inferior ao preço praticado pelo mercado, o exercício é válido. Se o strike for mais alto do que o preço apresentado no mercado, não se justifica o exercício. (importante: isso no exemplo que usamos, com uma CALL)

Claro, simplifiquei as contas … Deixei de fora os custos com corretagem, afinal eles variam de acordo com a sua corretora. E sim, você deve incluir nas contas para ver se vale a pena ou não exercer !! Some o custo de corretagem ao strike da opção. Esse valor precisa ser inferior ao valor apresentado pela ação no mercado.

E o valor que gastei com a compra da opção ?

Foi pro espaço … PLUFT !

Foi o preço que você pagou, foi o seu “sinal de entrada”, para entrar na operação, para fazer o contrato que lhe daria o direito de decidir se valeria a pena, ou não, adquirir a ação no dia do vencimento. 🙂

O tema te interessa ? Você tem vontade de investir com Opções ? Te convido a conhecer o Double PUT Double CALL, o meu curso de Opções ! Será um prazer lhe ajudar neste processo de aprendizado !! 😀

Aluguel de ações

Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !





Comentário: E então, rompeu ou não ?

Ontem testamos, mais uma vez, a região dos 107.500 pontos no Ibovespa.

Fechamos abaixo dela … Diferentemente do que aconteceu no 1º teste, no dia 17/11.

Mas será que já dá para passar a régua ?

Hoje, a zona de guerra poderá ser o próprio 107.500, com os 110k atuando como resistência. (sim, está distante …)

E com jogo do Brasil daqui a pouco, tudo é possível.

Sem contar que é sexta-feira, dia de … ? 🙄

 

Karina Amancio de Lima – aluna Minha 1x na Bolsa, do Double PUT Double CALL e do Golden Option

Conheça você também os cursos oferecidos aqui no Clube !! O “Minha primeira vez na Bolsa“, para quem quer começar a investir em ações com o pé direito, sem medo do desconhecido, e o “Double PUT Double CALL” para se aprofundar nos estudos sobre opções e de brinde conhecer o método operacional que uso para rentabilizar o meu patrimônio. 😉