Clube do Pai Rico

Solicite o seu agora mesmo!

Como fica a minha situação após exercer uma CALL ?

Pergunta:

Preciso tirar uma dúvida sobre exercício de call, comprei uma opção de compra de uma ação que eu já tinha na carteira, ou seja, tinha 100 ações da empresa, fui lá e comprei uma opção de compra, fui exercido, e assim recebi mais 100 ações, fiquei com 200 e meu médio foi alterado, até aí tudo bem, no futuro ao vender essas 200 ações, tenho que calcular o ganho em ações e o ganho em opções, pela quantidade.. como fica?

Resposta:

Opa ! Tudo certo Anderson ? 🙂

Na verdade, o único cálculo que será necessário, será o do preço médio destas 200 ações. 😉

Motivo ? Ao comprar as 100, via exercício das CALL, o custo/ganho das Opções já entra nas contas.

Ao comprar as ações via CALL, o teu preço de aquisição destas 100 novas ações será: strike + custo de compra das CALL + custos operacionais (corretagem da compra da CALL + corretagem do exercício)

Digamos que você exerceu no strike R$10, e comprou as CALL por R$0,50, considerando um custo operacional fictício de R$5 tanto para a compra da CALL, quanto para o exercício. Com isso, terás gasto R$1.000 pelas 100 ações + R$50 pelas 100 CALL + R$10 de custo operacional. O gasto total será de R$1.060,00. Levando o teu preço médio de compra para estas 100 novas ações para R$10,60

Agora você terá as 100 originais + as 100 novas ações via exercício de Opções. Digamos que as tuas primeiras 100 tinham um preço médio de compra de R$9, as tuas 200 ações terão um preço médio de R$9,80. (R$900 + R$1.060 = R$1.960/200 = R$9,80)

Ao vender as 200 ações, este será o teu “preço de partida”.

Se vender por R$11, terás obtido um lucro de R$1,20 por ação vendida. 🙂

Se ao invés de vender as 200, vender apenas 100, usarás como preço base os mesmos R$9,80. Afinal de contas, ele é o teu preço médio. 😉

Neste post, falei sobre questão parecida, mas do ponto de vista de quem foi exercido na CALL. (de quem havia vendido a Opção)

E isso me leva a uma correção em relação à tua pergunta. Você não foi exercido. Você exerceu. 🙂

Quem está comprado sempre exerce um direito. Quem está vendido é que é exercido em uma obrigação. 😉

Espero ter te ajudado. 😀

Abraços !

Aluguel de ações

Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !





Comentário: ALELUIA IRMÃOS !!!

Tá doido … Nunca tinha visto nada nem parecido com isso.

E as coisas que eu menos gosto em Bolsa são estes movimentos completamente sem pé nem cabeça, que vão em linha reta. (sim, tanto para cima, quanto para baixo)

Mercado bom e saudável é aquele que oscila. Que sobe e desce. Que puxa e corrige. Que cai e respira. 😉

Agora é ver até onde vai. 🙂

Será só uma correção ? Será mais do que isso ?

Não sei …

Neste momento, o meu ponto de observação está na região dos 108 mil pontos. Sim, a média de 200 dias. 😀

Eu sei que na subida o índice simplesmente ignorou a força da resistência. Mas vamos ver como se comporta na volta …

Portanto, suporte nos 108k e resistência nos 114k. 😉

Uma ótima semana para todos ! Que seja melhor do que a anterior, mas não tão boa quanto a próxima. 🙂

 

 

“Sabe quando você trai seu cabeleireiro e depois volta sem graça ? É como estou me sentindo com o @clubedopairico ao ver minha compra de CALLs virando pó. Isso porque, com o método dele, nunca mais tinha perdido dinheiro com Opções.

Wellington Alves – aluno do Double PUT Double CALL e membro do Golden Option

Conheça você também os cursos oferecidos aqui no Clube !! O “Minha primeira vez na Bolsa“, para quem quer começar a investir em ações com o pé direito, sem medo do desconhecido, e o “Double PUT Double CALL” para se aprofundar nos estudos sobre opções e de brinde conhecer o método operacional que uso para rentabilizar o meu patrimônio. 😉

Boa notícia ! A B3 vai estrear Opções de BDRs !

Ontem a B3 emitiu um comunicado sobre um tema que muitos aguardavam ansiosamente: a partir de setembro, o mercado de Opções de BDRs será “ativado” ! 😀

Lançamento dos contratos de opções de compra e de opções de venda sobre Brazilian Depositary Receipts – BDRs

A partir do dia 12/09/2022, inclusive, estarão disponíveis para negociação os contratos de opções de compra (CALL) e de opções de venda (PUT) sobre BDRs Patrocinados, BDRs Não Patrocinados e BDRs de ETFs de Renda Variável.

Show, né ? 🙂

Confesso que eu só não entendi muito bem a escolha (aleatória ?) da data de estreia … 12 de setembro ? 🙄

Você poderá encontrar mais informações sobre o assunto, diretamente na página da B3. E aqui, você poderá encontrar todas as séries que já estão autorizadas à negociação.

E ao olhar lá, a dúvida em relação à escolha do dia 12 foi reforçada/confirmada … Motivo ? O vencimento de setembro será no dia 16. Então, começa dia 12 com vencimento no dia 16 ? Não era mais fácil terem deixado para começar no dia 19 então ? A primeira segunda-feira após o vencimento ?

Não entendi … Sério.

“Zé, o que você achou da notícia ?”

Ótima ! 😀

É mais um passo no crescimento do nosso mercado. Tanto no de Opções, quanto no de BDRs. 😉

Mas vi que muitos encontraram um ~problema já de cara … A liquidez.

Sim … imagino que será pequena. Mas lembra que existe uma ferramenta que serve justamente para ajudar nisso ?

Exato ! Acredito que os Formadores de Mercado atuarão nesta empreitada também. 🙂

Se eles trouxeram liquidez para MUITOS ativos nacionais na B3, acredito que poderão fazer o mesmo para as BDRs.

Eu só não gostei/entendi uma parte do comunicado:

Somente os investidores autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) poderão atuar nas opções de BDRs para aquisição do referido ativo-objeto. O participante executor é responsável por verificar a condição do investidor e, nos casos de operação de repasse, do participante carrying.

“Zé, pretende usar elas ?”

Neste primeiro momento, não. Justamente pelo fator liquidez. 😉

Mas quem sabe … no futuro ? Acaba sendo uma alternativa para aqueles que pensavam em operar nos EUA. Né ? 🙂

Mas me diga: o que você achou da notícia ? Te agradou ? Será útil para você ?