Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Pergunte ao Pai Rico – 103

Pergunta:

Como explicar que, após o acidente envolvendo avião de fabricação da Embraer, as suas ações valorizaram. Fatos desta natureza não despertam dúvidas, ainda que momentâneas, sobre a qualidade técnica das empresas envolvidas?

Marco

Resposta:

Bom dia Marco,

Antes de qualquer coisa … as ações da Embraer (EMBR3) só caíram depois do acidente, ao menos durante o dia em que o acidente ocorreu … Mas se você está se referindo ao pregão seguinte, o do dia 25, vale a pena olharmos alguns detalhes …

1 – Como você disse, é normal que um acidente ( ou qualquer tipo de evento extraordinário ) gere uma incerteza momentânea entre os investidores. Mas é somente isso, momentânea. Até que os fatos sejam averiguados normalmente.

2- Se você olhar com um pouco mais de atenção o gráfico diário da ação, verá que no dia 25 ela abriu em queda, com um forte GAP, de quase 3%. Durante o restante do pregão a ação foi se recuperando, coisa que aconteceu com praticamente todas as ações do índice. ( a recuperação 😉 )

Uma coisa que ainda deve ser considerada é a gravidade do ocorrido em relação a empresa como um todo. Não é porque 1 único avião caiu que a empresa irá falir … Já imaginou o que aconteceria com as ações da indústria automotiva sempre que um carro se envolvesse em um acidente ?

Do momento do acidente até a mínima do dia seguinte, tivemos uma queda de 5% na cotação … acredito que isso já seja considerado um susto bastante forte para quem tem essas ações, não ?

Tirando a notícia, e eventual recuperação das cotações após a queda do susto, o normal é que as ações voltem a tendência anterior. Como ela vinha caindo, o normal é que ela retome o caminho pra baixo. Se estivesse em alta e o mesmo fato ocorresse, após o susto inicial, ela normalmente voltaria a subir.

Esse tipo de movimento é normal, é rápido, é instintivo, é mais psicológico do que qualquer outra coisa. 🙂

Abraços !
Zé da Silva – www.ClubedoPaiRico.com.br | www.BibliotecaFinanceira.com.br

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico