Pergunte ao Pai Rico – 128
Pergunta:
Zé,
Estou com uma dúvida.
Já faz algum tempo que invisto em ações, e tenho usado até aqui só a própria interface do meu home broker.Mas já usei alguns softwares especializados em análise técnica e, com certeza, eles são muuuuuuuuito melhores e mais cheios de opções.
O problema é que só usei por curtos períodos, por demonstração ou por ter ganho um voucher de uma semana free aqui e outro ali.O que você aconselha para alguém que gosta de investir, gosta de fazer análise técnica, gosta de ter controle, mas não tem capital investido o suficiente para viver disso, então não pode dedicar muitas horas do dia, e tampouco muito dinheiro, à análise?
Algum software mais barato, talvez algum gratuito? Ou nada de software e vamos no braço mesmo, usando só os gráficos meia boca do home broker?Lembrando que tem alguns desses softwares que, na versão “simples”, chega a custar quase R$500 / mês.
Valeu, Zé!
Resposta:
Bom dia Demerson,
Realmente, para quem está apenas começando, com pouco capital e com pouca disponibilidade de tempo o investimento em um programa no estilo do Broadcast acaba parecendo um “exagero”. Mas não é … é literalmente um investimento, ele te dará melhores condições operacionais.
Mas uma coisa é o que é bom e funciona, outra é o que é possível de se fazer com o que ganho/invisto. Correto ? 😉
Para quem aplica na faixa dos R$ 10.000,00 um programa desses seria equivalente a 5% do capital aplicado ! Dá para imaginar obter lucro num investimento onde o seu zero a zero “inicial” seja de 5% ? Isso sem contar os custos de corretagem … Você teria 5% do capital investido, de custos, mesmo se não realizasse nenhuma operação no mês … complicado não ?
Então como fazer para operar profissionalmente, porém sem as mesmas condições de um profissional ? Impossível … se é um profissional, precisa ser profissional do início ao fim. Precisa ter as mesmas condições que os outros têm, e usar um sistema de cotações e gráficos decente é fundamental.
“Mas então como posso operar ?” – a resposta é que você operará de forma não profissional, acompanhará os gráficos diários, com o mercado já fechado. Não precisará acompanhar o mercado tick a tick – que é como chamamos o acompanhamento online, “24h”. Ter uma ferramenta que te ofereça as condições gráficas com atraso já é suficiente e o melhor, é coisa que existe. De graça. 🙂
Mas se você deseja acompanhar online, até podendo não operar dessa forma, existem as opções fornecidas pelas corretoras. Não, não estou falando dos gráficos “meia boca” que muitas corretoras oferecem. Têm corretoras que disponibilizam poderosas ferramentas, que competem – quase – de igual para igual com os Broadcasts da vida. O que você precisa fazer é encontrar uma que te ofereça a ferramenta adequada e, claro, com um custo de corretagem que seja do tamanho do seu bolso.
Espero ter ajudado. 😀
Abraços !