Pergunte ao Pai Rico ||| 137
Pergunta:
Tenho ações da Companhia de Petróleo – Petronosso de 22/abril/1961 (RESERVA DE AÇÕES xxxx), preciso saber se existem e como procurá-las.
Certo de sua atenção.
Celso F.
Resposta:
Boa tarde Celso,
Essa é uma pergunta tradicional aqui na minha caixa de e-mails. Volta e meia surge uma do gênero, mudando só o nome da empresa. 😉
Criei vergonha na cara e mandei um e-mail ao órgão responsável e que certamente teria a melhor resposta possível: a CBLC “em pessoa”. 😀
Acredito que poderá ajudar muita gente. (você nunca ouviu a história de alguém que recebeu de herança, ou que encontrou no meio das coisas de alguém mais velho da família, uma ação “das antigas” ? Se conhece, indique a resposta de hoje, certamente servirá para ela)
Prezado(a) Carlos Augusto Lippel,
O Serviço de Atendimento ao Público da BM&FBOVESPA agradece seu contato. Mediante sua solicitação de protocolo 2070105, informamos o abaixo disposto:
Para pesquisar a existência de ações em seu nome, você pode recorrer às instituições financeiras que prestam serviço de relações com investidores (departamento de acionistas) para as companhias listadas. As principais são: Itaú/Unibanco, Bradesco, Santander/Real, Banco do Brasil e HSBC. Caso queira verificar a existência de ações administradas por essas instituições financeiras, você deve procurar qualquer uma das agências desses bancos e, mediante apresentação de seus documentos pessoais, solicitar o levantamento de eventuais posições acionárias em seu nome. Vale lembrar que os bancos poderão ter outras exigências além dos documentos citados, podendo, inclusive, cobrar pelo serviço, independentemente do resultado.
Para pesquisar o banco escriturador de determinada empresa, acesse www.bmfbovespa.com.br / item Ações / Empresas / Empresas Listadas. Faça a pesquisa pelo nome ou selecione a empresa a partir da primeira letra ou número. Selecione a referida empresa e clique na opção Contatos, o banco escriturador encontra-se sob o título Contato, item Escriturador (Departamento de Acionistas).
O Serviço de Depositária de Ativos da BM&FBOVESPA não tem a relação de todos os acionistas das empresas emissoras de ações e, portanto, podem ainda existir ações registradas diretamente no Livro de Acionistas do emissor. Adicionalmente, a BM&FBOVESPA é obrigada legalmente a manter sigilo das operações e das contas mantidas em seu Serviço de Depositária.
Portanto, caso queira efetuar a pesquisa na Bolsa, o titular deverá encaminhar carta assinada com firma reconhecida e cópias autenticadas de RG, CPF e comprovante de residência (contas de consumo), bem como as cópias dos extratos encontrados em seu nome. Informamos que a pesquisa tem custo de R$210,00 por hora e que, após a avaliação dos documentos, informaremos o valor da pesquisa.
Encaminhar a:
BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros
Praça Antonio Prado, 48 – 4o Andar – Coordenadoria de Informações de Custódia
Centro – São Paulo – SP
CEP: 01010-901
Atenciosamente,
Serviço de Atendimento ao Público da BM&FBOVESPA
www.bmfbovespa.com.br
(11) 3272-7373
Acho que essa resposta põe um “ponto final” à questão. Não ? 🙂
Abraços !