Pergunte ao Pai Rico ||| 147
Pergunta:
Oi Zé, tudo bom?
Meu nome é Marina. Tenho 20 anos e quero começar a investir, ainda não sei onde, nem como, já que minha condição financeira é o que chamo de precária. Queria começar a investir em ações já que o retorno pode ser até rápido. Mas não sei por onde começar, me inscrevi no folhainvest, mas acho que é de mais para minha cabeça que de uns tempos para cá, anda sobre carregada(é trabalho,é faculdade, é trabalho na faculdade, contas que não param mais…)
Se você pudesse me dar uma ajuda, mesmo que básica, me dizendo como usar o folhainvest para me preparar para o mercado real, ou me dizer um investimento bom e que não use muito dinheiro, seria de grande auxilio.
Obrigada pela atenção
Marina
Resposta:
Bom dia Marina,
Antes de mais nada: O que é uma condição financeira precária para você ? É a falta de controle com suas finanças ou a falta de capital para iniciar seus investimentos ? (não por causa do descontrole financeiro, mas por causa da baixa remuneração)
É preciso um cuidado muito especial na hora de definir o “precário”. Se o problema for o seu descontrole, é mais simples, basta que você tome as rédeas de suas finanças e avance. Se for por uma baixa remuneração, você pode aos poucos – através de trabalhos extras ou uma melhor preparação, através do estudo, para obter uma melhor posição no seu trabalho ou em outra empresa.
Mas vamos à sua dúvida. O folhainvest nada mais é do que um simulador de bolsa, que ajuda quem está começando a entender o funcionamento básico dela. Básico mesmo …
Você está com problemas para usar o simulador ou para fazer os “investimentos” propriamente ditos ? Imagino que seja no investimento … correto ? Olha, a única dica que posso te dar é: estude. Leia, converse com pessoas que já invistam em bolsa, leia mais um pouco … Num “Pergunte ao Pai Rico” anterior – por coincidência o último -, o Leonardo me pediu a indicação de livros que o auxiliassem no início de sua jornada. A mesma indicação vale para você, pois são livros que podem ajudar bastante quem está começando.
Lembre-se que o simulador é ótimo para conhecer o funcionamento básico da bolsa, mas só isso … Para que você tenha uma noção real da coisa precisará investir de verdade, não imagina a diferença que existe entre colocar dinheiro de verdade e colocar dinheiro virtual no negócio.
Para ir acumulando capital para seu investimento indico a poupança, aceita qualquer quantia e te “garante” quase toda a perda causada pela inflação.
Agora só uma coisa muito importante … a bolsa pode apresentar um retorno bem rápido. P-O-D-E !! Isso se a pessoa souber o que está fazendo, se especializar na área e se dedicar bastante. Sim … comparando com o rendimento da poupança, no longo prazo, com aportes constantes, reinvestindo os dividendos, a bolsa apresentará um bom rendimento. Mas cuidado … fuja da ideia de que ela pode te trazer fortuna de forma rápida e garantida. Essa é a maior furada que existe … Muitos perdem dinheiro, perdem fortunas por pensar dessa forma …
E mais uma vez: estude, estude e estude. 😉
Abraços !