Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Pergunte ao Pai Rico ||| 149

Pergunta:

Boa Tarde, de uns tempos pra cá comecei a me interessar nesses assuntos de bolsa de valores, foi então que comecei a ler Pai Rico e Pai Pobre, estou na metade do livro, gosto de ler e reler tudo que eu li, só que tenho uma duvida, o livro fala de ativos e passivos, pra ti poder crescer financeiramente sua coluna de ativos tem que no minimo sustentar sua coluna de passivo, eu sei que dinheiro faz dinheiro, mais como começar uma coluna de ativos quando, no meu caso, só se tem passivos, como a prestação do carro, cartão, aluguel, e o salario do fim do mês só da pra isso, não sobra nada, e se eu quiser pegar um pouco pra investir, é impossível, pois iria atrasar as contas. como começar a criar uma coluna de ativos não tendo noção por onde começar, não sobrando nada de dinheiro. todo mês é a mesma coisa, esperando receber para pagar as contas, e depois só esperar o mês seguinte para pagar de novo, e assim vai. o que fazer.


Resposta:

Boa tarde Pablo,

Primeiro de tudo, você tem que fazer com que sobre. Não importa o quanto ganhe, sobrar alguma coisa é obrigação. Se é “impossível”, pois ganha “pouco”, encontre uma nova fonte de renda. Um bico, um segundo trabalho … alguma remunerada que te gere uma folga no orçamento.

Mas vou te contar um segredo: nem todo ativo precisa de capital para ser criado/adquirido. Por incrível que pareça muita gente simplesmente ignora isso …

Os ativos mais comuns (ações, imóveis, blá blá blá) precisam de dinheiro para que você possa tê-los. Mas tente pensar “fora do quadrado” … use o ativo que você já tem para criar novos. Qual ? O maior de todos: seu cérebro. Ele será capaz de te trazer os ativos que você tanto quer (e precisa) sem gastar nada, ou praticamente isso.

Um exemplo que sempre uso, e gosto de usar, é o próprio Clube do Pai Rico. O site for criado para que pudesse dividir com meus amigos o material – e o pouco que eu sabia – sobre investimentos. O grupo de amigos foi crescendo … crescendo … crescendo … até chegar no que é hoje, uma comunidade. Com praticamente nenhum custo criei um ativo que me gera grana suficiente para pagar quase todas as minhas despesas do mês. (e são quaaase todas mesmo)

Um ativo, que me gera um ótimo fluxo de caixa mensal e que não me custou praticamente nada. (somente a mensalidade do serviço de hospedagem)

A única coisa que fiz foi colocar o meu maior ativo para trabalhar, afinal a ideia não é justamente essa ? Fazer com que nossos ativos trabalhem pra nós e que com isso nos gerem dinheiro ? 😉

Agora, como fazer para criar um ativo assim, sem capital ? Bote a cabeça para trabalhar. Pegue um sábado de tarde, numa praça, numa praia, num parque e tente não pensar em nada por algum tempo. Depois disso comece a tentar encontrar coisas que você poderia ganhar dinheiro. As possibilidades são infinitas !!

Mas se não é assim que você quer criar um ativo, use o que falei no começo. Faça com que sobre dinheiro e com ele adquira seus ativos. 🙂

Abraços !


Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu twitter

Sua dúvida

(*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico