Pergunte ao Pai Rico ||| 154

Oi, Zé.

Tenho uma dúvida meramente de administração de tempo, mas talvez outras pessoas podem ter se perguntado o mesmo.

Pelo que você comentou, está trabalhando na empresa que você tem com seu pai, certo?

Imagino que, mesmo sendo sócio da empresa, você tenha suas atividades e tarefas a cumprir.

Como é que você acompanha o mercado mesmo tendo que dedicar seu dia ao trabalho na empresa? Você tem um horário certo para acompanhar, fica com um computador do lado com o home broker aberto o dia todo ou entra de 10 em 10 minutos para ver como estão as coisas?

Já faz um tempo que tento investir regularmente na bolsa, mas esse sempre foi um grande problema para mim! Ou trabalho, ou acompanho o mercado, não consigo fazer os dois com dedicação, e não tenho condições de viver só de bolsa…

Alguma sugestão e/ou solução caseira pra esse dilema?

Obrigado!!

Bom dia Demerson,

Você tocou num ponto que me incomodou durante muito tempo … “trabalhar na empresa do pai”. Não imaginas quanta gente atira isso na cara de quem trabalha dessa forma. Sim, muitos “trabalham” para o pai, mas saiba que existem os que realmente trabalham com o pai. 🙂

A grande maioria imagina que pelo fato de trabalhar na empresa da família a pessoa somente finja estar trabalhando. Pois bem, esse não é o meu caso. 😉

Como conciliar o trabalho normal com o acompanhamento (e operação) da bolsa ? Tarefa árdua para quem tenta operar o curto prazo, mas para quem deseja operar prazos maiores … nem tanto. Para quem deseja se tornar daytrader, a única forma de operar é com dedicação exclusiva à bolsa. Se você deseja somente operar com prazos um pouco maiores, operações de alguns dias ou algumas semanas é “perfeitamente possível” operar enquanto trabalha e se dedica ao trabalho.

O meu caso por exemplo, opero na venda coberta de opções (normalmente fico umas 2 ou 3 semanas “parado” na venda), fico aguardando sinalizações do mercado para iniciar meus trades. Opero acompanhando o gráfico de 60 minutos e o diário. Costumo olhar as cotações umas 3x a cada hora. Na verdade não olho a cotação propriamente dita, vejo o gráfico que ela forma, com isso preciso somente bater o olho no gráfico por alguns segundos para ver se a formação do sinal existe. Você deve estar se perguntado “Mas e se o sinal ocorrer no intervalo entre uma olhada e a outra ?”, sabe como faço ? Ligo o alerta do meu sistema de acompanhamento de cotações e gráficos e faço as configurações para que ele me avise quando a cotação ultrapasse determinado valor.

Esse valor eu obtenho da última barra, ou seja da última hora. É meio complicado explicar 100% como funciona através de um texto, mas espero que esteja “claro”. 😉

Então a orientação que posso te dar é a seguinte: Para operar em bolsa enquanto se dedica ao seu trabalho, ou outra atividade, adote prazos operacionais um pouco maiores. Tente inicialmente montar operações baseando-se em gráficos mais longos, como os semanais. Aos poucos você verá que é perfeitamente possível operar e trabalhar em conjunto usando gráficos diários.

O grande erro, da grande maioria, é tentar operar prazos mais curtos sem se dedicar exclusivamente ao trade. Isso é impossível, você acaba não dando a atenção necessária nem ao trabalho nem à operação … e acaba fazendo “besteira” nos dois. 😀

Boa sorte !

Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu twitter

Sua dúvida

(*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico